É um dos melhores filmes baseados em acontecimentos reais, ganhou 8 Oscars e já está com 40 anos. wnw
Desde a estreia de Bohemian Rhapsody, ano após ano podemos ver novas cinebiografias musicais. Essa tendência nos trouxe dramas como Judy, Rocketman, Elvis, até Back to Black, filmes que aos poucos se ajustaram a um molde predefinido e homogêneo. Felizmente para os amantes do gênero, há um filme lançado há 40 anos que, apesar do ar do tempo, continua sendo uma referência. 71572x
Antonio Salieri, um músico de destaque na corte do imperador José II da Áustria, faz um pacto com Deus para preservar seu talento. No entanto, ele será eclipsado pela genialidade e excentricidade de um novo e jovem compositor. Consumido pelo ciúme, Salieri tentará sabotá-lo apesar das consequências devastadoras para ambos. Essa é a história de Amadeus.
Da perspectiva de Antonio Salieri, vemos sua ascensão entre o topo da aristocracia austríaca e o desdém pelo comportamento irreverente de um promissor Wolfgang Amadeus Mozart.
Com as atuações estelares de F. Murray Abraham e Tom Hulce, Amadeus se destaca na forma como aborda o tema biográfico a partir de uma narrativa ambiciosa. Assim, em pouco mais de duas horas e meia, vemos a complexidade e a profundidade dessa luta de egos, sob a perspectiva do antagonista
Além disso, é um exemplo brilhante na revitalização do drama de época. Com cenários e figurinos deslumbrantes, constrói-se uma atmosfera que, apoiada em um tom mais irônico e satírico, explora a excentricidade daquelas elites do século XVIII.
Sob a direção de Miloš Forman (Um Estranho no Ninho), o...
Matérias relacionadas
Amancio Ortega: o bilionário que vive como vizinho (exceto jatos particulares e super iates)