Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carnaval de São Paulo 32ng

Carnaval 2025: Mancha Verde e Acadêmicos do Tucuruvi são rebaixadas para Grupo de o em SP 2k6j5v

Escolas receberam as menores notas dos jurados nesta terça-feira (4) 1r2u

4 mar 2025 - 18h09
(atualizado às 18h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Viviane Araújo é a rainha de bateria da Mancha Verde, que foi rebaixada do Grupo Especial.
Viviane Araújo é a rainha de bateria da Mancha Verde, que foi rebaixada do Grupo Especial.
Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

Mancha Verde e Acadêmicos do Tucuruvi não conseguiram se manter na elite do carnaval de São Paulo. Com 268,9 e 269,0 pontos, respectivamente, as escolas terminaram nas últimas posições da apuração e foram rebaixadas para o Grupo de o. A leitura das notas aconteceu na tarde desta terça-feira (4), no Sambódromo do Anhembi. 6j6g3l

  • Acompanhe todas as notícias do carnaval no Terra e fique por dentro de tudo que acontece dentro e fora das arelas dos samba!  

Neste ano, a Mancha Verde apresentou o enredo “Bahia, da Fé ao Profano” sobre ancestralidade africana do povo baiano e sua capacidade de cultuar seus deuses e festejar a alegria. A rainha de bateria, Viviane Araújo, usou uma fantasia cravejada de pedrarias e efeito de LED.

Já a Acadêmicos do Tucuruvi apresentou o enredo "Assojaba – A busca pelo manto" sobre vestimentas sagradas dos indígenas tupinambás que foram levadas do Brasil para serem expostas em museus no exterior. À frente da bateria, Carla Prata foi destaque ao usar uma prótese facial inspirada em onças melânicas.

Acadêmicos do Tucuruvi foi a escola com a pior pontuação no Grupo Especial em 2025.
Acadêmicos do Tucuruvi foi a escola com a pior pontuação no Grupo Especial em 2025.
Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

A Rosas de Ouro se consagrou a grande campeã do carnaval de São Paulo. A escola de samba trouxe o tema "Quem não pode com mandinga não carrega patuá" para o Sambódromo do Anhembi neste ano. 

Como é feita a apuração? 5g4p2v

A apuração do carnaval segue um rigoroso sistema de avaliação, no qual nove quesitos são julgados com notas que variam de 8,0 a 10,0, sempre com uma casa decimal. Cada pontuação deve vir acompanhada de uma justificativa por escrito, baseada em critérios técnicos previamente estabelecidos. Veja a ordem:

  • Enredo
  • Bateria
  • Samba-enredo
  • Mestre-sala 
  • Porta-bandeira
  • Comissão de frente
  • Harmonia
  • Alegoria
  • Fantasia
  • Evolução

As 14 escolas de samba são avaliadas por cinco jurados em cada quesito, contando ainda com um suplente. Para garantir maior equilíbrio na disputa, a menor nota recebida em cada categoria é descartada. Caso haja empate na pontuação final, o quesito "Evolução" é utilizado como critério de desempate para definir a campeã.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade