Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Academia do Oscar muda regras e exigirá que membros assistam a todos os indicados antes de votar 171jm

Nova regra a a valer já na próxima edição e visa tornar a votação mais justa entre os indicados 725w60

21 abr 2025 - 17h29
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Anora venceu o Oscar de "Melhor Filme" neste ano, em 2025
Anora venceu o Oscar de "Melhor Filme" neste ano, em 2025
Foto: Reprodução/Getty Images

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta segunda-feira, 21, mudanças nas regras de votação para o Oscar. A partir da próxima edição, os membros votantes precisarão comprovar que assistiram a todos os filmes indicados em cada categoria para que seus votos sejam validados na rodada final da premiação. 62e4o

Antes da alteração, não era obrigatório que os membros de todas as áreas da Academia tivessem visto todos os filmes antes de votar. Algumas exigências mais específicas valiam apenas para categorias como Documentário e Curtas. Agora, a regra a a valer de forma ampla, impactando diretamente a votação final em todas as categorias competitivas.

A Academia ainda não detalhou como irá verificar que os votantes, de fato, assistiram aos títulos. A mudança vem após críticas recorrentes e relatos de membros que itiram não ter visto diversos filmes antes de votar, como aconteceu na edição de 2025.

Outras atualizações divulgadas envolvem a categoria inédita de Melhor Direção de Elenco, que será incluída no Oscar 2026. Para essa categoria, haverá uma fase preliminar com dez filmes selecionados. Em seguida, os membros do ramo de Diretores de Elenco serão convidados a participar de uma apresentação com exibição de trechos e sessão de perguntas com os indicados.

A Academia também indicou que o uso de inteligência artificial generativa nas produções não terá impacto direto positivo ou negativo nas chances de indicação. Cada ramo será responsável por avaliar o grau de autoria humana envolvido na criação do filme, fator que será considerado na escolha dos indicados.

Outra novidade já anunciada anteriormente é a criação da categoria Melhor Direção de Dublês, prevista para estrear na cerimônia de 2028, quando o Oscar celebrará sua centésima edição. A premiação do próximo ano está marcada para o dia 15 de março de 2026, com apresentação de Conan O'Brien, que retorna como anfitrião.

Selton Mello compartilha bastidores do Oscar:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade