Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fotógrafos e artistas lamentam morte de Sebastião Salgado; veja repercussão 30416q

Um dos maiores nomes da fotografia mundial morreu nesta sexta, 23, aos 81 anos; personalidades como Margareth Menezes também prestaram homenagens 4r6e17

23 mai 2025 - 13h31
(atualizado às 19h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Morreu nesta sexta, 23, aos 81 anos, Sebastião Salgado, um dos maiores nomes da fotografia mundial. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, fundado pelo fotógrafo e sua esposa, Lélia Wanick. 4h1f41

Personalidades lamentam a morte de Sebastião Salgado.
Personalidades lamentam a morte de Sebastião Salgado.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Com a notícia da morte, diversos fotógrafos e personalidades lamentaram a perda. Salgado ficou marcado pelo registro de seres humanos vivendo em condições subumanas, denunciando as mazelas da sociedade em mais de 40 países e chamando a atenção para a importância da justiça social e da preservação do meio ambiente.

Nomes como os fotógrafos Tiago Queiroz, do Estadão, e Gabriel Chaim usaram as redes sociais para lamentar a morte. Outras personalidades, como Margareth Menezes, ministra da Cultura, também prestaram homenagens.

Vik Muniz 4m2h2r

O artista plástico Vik Muniz gravou um depoimento ao Estadão (assista acima) no qual prestou homenagem ao fotógrafo. "O Sebastião sempre foi uma referência muito forte na relação entre o artista e o mundo. Ele era um fotógrafo que sabia usar os dois lados da câmera (...) Era um artista de uma ambição imensa com plena consciência da responsabilidade de retratar o mundo e transformá-lo", disse.

Gabriel Chaim 6mb37

Gabriel Chaim lamenta morte de Sebastião Salgado.
Gabriel Chaim lamenta morte de Sebastião Salgado.
Foto: @gabrielchaim via Instagram / Estadão

O fotodocumentarista publicou um registro ao lado de Sebastião Salgado e afirmou que o fotógrafo "se tornou imortal como poucos". "O corpo se foi, mas sua obra única atravessa a fronteira entre a vida e a morte", disse.

Tiago Queiroz 732s5s

O fotógrafo do Estadão, responsável pela imagem que ilustra o obituário de Salgado, escreveu que a morte é uma "grande perda para o fotojornalismo". "Tive a oportunidade ímpar de fotografá-lo algumas vezes e senti na pele o peso. E ele foi super cordato e ajudou demais no retrato, em todas as ocasiões. Suas fotos ficarão para sempre", disse.

Margareth Menezes 5pv4a

A ministra da Cultura também publicou uma foto ao lado do fotógrafo. "Sua lente capturou a alma do mundo, com olhar humano, poético e profundamente transformador", escreveu.

Sandra Annenberg 465644

A jornalista republicou a notícia da morte e se disse "em estado de choque".

Zeca Camargo 216u1n

O também jornalista relembrou uma reportagem que fez sobre Salgado para o Fantástico há mais de 10 anos. "Na conversa, suas palavras carregavam o mesmo peso de suas fotos: precisas, cristalinas, provocativas e emocionantes. Contei pra ele que eu tinha uma foto sua tirada em Mumbai: uma multidão saindo dos trens urbanos. 'Das minhas favoritas', respondeu-me ele. Mas, diante de um trabalho de tantas obras-primas, talvez ele estivesse sendo apenas gentil. Como o cavalheiro de quem nos despedimos hoje sempre foi", contou.

Erika Januza 4i2z51

A atriz, também mineira, descreveu sua iração por Salgado. "Sou apaixonada por fotografias e que sorte é a minha ter tido a oportunidade de conhecê-lo no lançamento de seu filme Sal da Terra. Um grande perda a sua partida, ele fotografava com a alma, nos dava o a coisas praticamente inalcançáveis", disse.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade