Luto! Morre Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos brasileiros 6p403m
Sebastião Salgado morre aos 81 anos em Paris, na França, nesta sexta-feira (23); saiba quem foi o fotógrafo 505gu
Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos brasileiros, faleceu aos 81 anos nesta sexta-feira (23), em Paris, na França, onde morava. O Instituto Terra emitiu uma nota oficial lamentando a triste perda. Saiba detalhes. 5j4v5t
Anúncio do falecimento 6p4wx
"Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de Sebastião Salgado, nosso fundador, mestre e eterno inspirador", começa o texto. "Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora".
Em seguida, Instituto demonstrou apoio a Sebastião. "Neste momento de luto, expressamos nossa solidariedade a Lélia, a seus filhos Juliano e Rodrigo, seus netos Flávio e Nara, e a todos os familiares e amigos que compartilham conosco a dor dessa perda imensa". E o texto finaliza: "Seguiremos honrando seu legado, cultivando a terra, a justiça e a beleza que ele tanto acreditou ser possível restaurar. Nosso eterno Tião, presente! Hoje e sempre. Instituto Terra".
Quem foi Sebastião Salgado? 6l6c4v
Sebastião Salgado foi um dos maiores fotógrafos brasileiros e uma referência mundial no fotojornalismo humanitário. Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944, formou-se em Economia pela Universidade de São Paulo e pela Sorbonne, em Paris. Iniciou sua carreira fotográfica em 1973, após abandonar um cargo na Organização Internacional do Café.
Ao longo de sua trajetória, viajou por mais de 120 países, produzindo imagens em preto e branco que retratam a dignidade humana em contextos de guerra, pobreza e desigualdade social. Seus trabalhos mais emblemáticos incluem as séries Trabalhadores, Êxodos e Gênesis, que foram amplamente divulgadas em livros e exposições internacionais.
Além de sua contribuição artística, Salgado foi também ambientalista: em 1998, fundou o Instituto Terra, em Minas Gerais, com sua esposa Lélia Wanick Salgado, dedicado à recuperação ambiental da região do Vale do Rio Doce. Seu legado foi reconhecido com diversos prêmios, incluindo sete World Press Photo e o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes, em 1998.
Ver essa foto no Instagram