Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Médico revela o que fez ex-BBB paraplégico voltar a andar 6x133k

23 mai 2025 - 16h28
Compartilhar
Exibir comentários

O apresentador Fernando Fernandes surpreendeu a web na última terça-feira, 20/05, ao compartilhar um vídeo caminhando com a ajuda de um exoesqueleto robótico. O equipamento é usado no processo de reabilitação de pessoas que não podem mais andar por conta de alguma lesão. w4b6r

Fernando Fernandes
Fernando Fernandes
Foto: Reprodução/Instagram / Márcia Piovesan

Em entrevista ao Gshow, o fisioterapeuta Thiago Ribeiro Pires, que acompanhou Fernando Fernandes - tetraplégico desde 2009, explicou sobre o uso do exoesqueleto. De acordo com o profissional, o equipamento usado por Fernando conta com uma tecnologia avançada que permite um treino totalmente personalizado para cada paciente.

"Essa tecnologia permite que a gente faça um treino locomotor com suspensão parcial de peso. É a gente quem define, durante o treinamento, os ângulos de quadril, os ângulos de joelho, os ângulos de tornozelo, a velocidade, a cadência e a métrica da marcha, além de oferecer para o paciente o melhor alinhamento biomecânico possível", explicou.

E completou: "Essa é a melhor tecnologia que existe no mundo para o processo de reabilitação do paciente que tem algum tipo de lesão cujo acometimento é a dificuldade ou perda da marcha humana".

A tecnologia não está apenas na sustentação e movimento do corpo: durante o treino, gráficos mostram como os grupos musculares das pernas estão trabalhando, o que permite trabalhar a reabilitação não só o retorno à marcha (voltar a andar), mas também uma série de benefícios secundários.

Fernando Fernandes celebra 403g6

Ao postar o vídeo, Fernando escreveu sobre como foi a sensação de ver as pernas em movimento depois de tantos anos. "Depois de 14 anos sem ver e nem imaginar minhas pernas em movimento, pude reacender uma chama que em mim havia se apagado (...) Confesso que ter a sensação de andar e por incrível que pareça, pude sentir meus pés tocar o chão, apesar de não ter a sensibilidade, isso me sacudiu por dentro", pontuou.

Márcia Piovesan
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade