Por que Bolsonaro nunca conheceu Papa Francisco? Ex-presidente criticou o pontífice 17o6r
Bolsonaro nunca conheceu Papa Francisco? Ex-presidente nunca recebeu a benção do pontifex maximus e ainda o criticou; relembre 1ja3c
Papa Francisco conheceu todos os presidentes brasileiros dos últimos 12 anos, menos um: Jair Bolsonaro. Nunca houve um encontro entre o pontífice e o ex-candidato do PL (Partido Liberal) nem mesmo quando ele ainda estava ocupando o cargo de Presidente da República. Mas por que? 4o3w25
Por que Bolsonaro nunca conheceu Papa Francisco? 70734x
O pontifex maximus nunca se encontrou com o então presidente, mas chegou a lamentar o cenário político do Brasil em 2022, que ava pela caótica eleição. "Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência", disse o líder da Igreja Católica. Na época, apoiadores de Bolsonaro acusaram o papa de estar "cutucando" o candidato do PL e apoiando secretamente a vitória de Lula.
O marido de Michelle Bolsonaro ainda chegou a criticar o pontífice durante seu mandato. É que o X, o antigo Twitter, de Francisco fez uma publicação a respeito da floresta amazônica quando Bolsonaro estava fazendo negociações com os Estados Unidos. "Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida. #QueridaAmazonia", escreveu o religioso.
Na época, Bolsonaro não gostou do post e cutucou o pontífice em plena internet. "Dirijo esta exortação ao mundo inteiro, para ajudar a despertar a estima e solicitude pela Amazônia, que também é «nossa»", escreveu. "A Amazônia é nossa. Não é como o Papa tuitou ontem, não, tá?". Naquela mesma semana, Francisco havia se encontrado com Lula, que na época era o ex-presidente do Brasil.
Ignorou o Papa 1h4fx
Em 2021, Bolsonaro foi à Roma, na Itália, participar da cúpula do G20, mas não se reuniu com o papa, que recebeu grandes líderes como o então presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Porém, não foi por falta de tentativa que o ex-presidente não se reuniu com o pontifície.
Em 2022, Francisco enviou uma carta a Bolsonaro lamentando a morte da mãe do ex-presidente, Olinda Bonturi Bolsonaro. O pontífice foi solicito ao dizer que a mãe do político teve um "belo testemunho cristão, tanto no desempenho da sua missão familiar como na solícita colaboração prestada à vida eclesial".
Michelle Bolsonaro foi a única da família que conheceu o religioso. É que ela participou de um encontro de primeiras-damas latino-americanas em Roma, na Itália, e teve a chance de apertar a mão do líder da Igreja Católica.