Qual é a doença de Padre Fábio de Melo? Religioso revelou diagnóstico raro e crônico 2l4e6a
Doença de Padre Fábio de Melo afeta os ouvidos e é incurável; saiba qual é 5n5v4e
A vida particular de Padre Fábio de Melo vem despertando curiosidade do público, principalmente no que tange sua intimidade amorosa. Mas você sabia que o religioso já compartilhou algumas de suas lutas pela saúde, sendo uma delas contra uma doença rara e incurável? 95461
Qual é a doença de Padre Fábio de Melo? k5846
Em entrevista ao Altas Horas (Globo) em 2022, o padre contou que foi diagnosticado com Síndrome de Ménière. Também conhecida como hidropsia endolinfática, é uma doença crônica e rara nos ouvidos que gera vertigem, zumbidos, perda auditiva e sensação de plenitude. O diagnóstico pode ser feito através de exames de audição e ressonância magnética.
A causa da patologia ainda não é exata, mas estudos apontam que ela se manifesta a partir do excesso de líquido (endolinfa) no ouvido interno, gerando alterações na pressão. Pesquisas também apontam que a doença é multifatorial, ou seja, pode se manifestar por fatores imunológicos, genéticos e atém mesmo ambientais.
Fábio descobriu a doença em 2012, quando começou a apresentar perda auditiva no ouvido esquerdo. A patologia não tem cura, mas é possível fazer tratamentos medicamentosos que geram inchaço facial, como é o caso do padre. "Usei [corticoides] durante quase dois anos seguidos, com interrupções para que o organismo descansasse, em doses altíssimas: 60 ml por dia", contou ele ao jornal O Dia.
Tratamento 674e6a
Segundo o neurologista Saulo Nader, que concedeu entrevista à CARAS Brasil a respeito do diagnóstico de Fábio de Melo, explica que é importante combinar o tratamento farmacológico com a qualidade de vida. Ele lista que a doença pode ser tratada com:
- Tratamentos com remédios;
- Reabilitação vestibular;
- Boa alimentação;
- Sono de qualidade;
- Tratamento de problemas relacionados à saúde mental;
- Evitamento de estresse.
"É sabido que o estresse é um grande alimentador da tontura na doença de Menière —como jogar lenha na fogueira. Crises podem ser desencadeadas em períodos mais conturbados e estressantes da vida", explicou o médico.