Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiro em Portugal, cantor avalia potencial da música nacional na Europa: 'Quebrar barreiras' 69732n

Em entrevista à Contigo!, o cantor Valtinho Jota fala sobre experiência morando em Portugal e avalia marcado internacional para artistas brasileiros 6s2k5g

27 mai 2025 - 13h05
Compartilhar
Exibir comentários
O cantor Valtinho Jota
O cantor Valtinho Jota
Foto: Divulgação / Contigo

Hoje, o cantor Valtinho Jota é responsável por levar um pouco das raízes brasileiras para Portugal. Vivendo no país estrangeiro há anos, o artista construiu uma carreira sólida na música, mesmo em solo internacional. Em entrevista à Contigo!, ele avalia o potencial da música nacional na Europa: "Quebrar barreiras", destaca. 3u6o16

Momento marcante 275m49

O cantor e compositor Valtinho Jota construiu sua carreira ao som das batidas românticas da música brasileira. Ex-vocalista do grupo Sampa Crew, ele vive hoje um momento de transformação pessoal e artística em Portugal, país que escolheu para chamar de lar há alguns anos.

A mudança geográfica ampliou não só sua percepção artística, como também sua forma de criar e de se conectar com o público. "Viver em Portugal é, sem dúvida, um sonho realizado. A Europa transpira arte, e poder estar exposto a essa multiculturalidade, percorrendo curtas distâncias entre um país e outro, ampliou significativamente minha visão sobre a música, em especial sobre a música brasileira", explica.

Morando em um continente onde a história e a cultura se misturam a cada esquina, Valtinho descobriu um novo ritmo de vida — mais desacelerado, mais introspectivo —, que o ajudou, curiosamente, a se tornar ainda mais produtivo. "Assumir um modo de vida mais calmo me tornou mais produtivo com relação às composições. Hoje consigo unir fãs brasileiros e portugueses em torno de um repertório majoritariamente romântico, com raízes firmes na MPB e contagiando a todos pela beleza da música portuguesa", afirma.

Parceria além das fronteiras 4d5115

O intercâmbio cultural não parou por aí: em 2025, ele lançou o single Todo Sempre em parceria com Jorge Vercillo — uma junção que não apenas surpreendeu os fãs, mas que também simbolizou um novo marco criativo na trajetória do cantor.

"Meu encontro com Jorge foi uma grata surpresa e, por que não dizer, mais um presente que a música me deu. Compartilhamos do mesmo amor pela arte e pela dádiva de escrever histórias de amor, que se tornam parte da vida das pessoas. Fomos unidos pelo amor à música, e esse amor está escancarado nas linhas de Todo Sempre", relembra.

Outro ponto alto recente foi o lançamento da canção Pedras, ao lado da filha Malu. A composição nasceu de uma provocação da menina, que queria ouvir uma música sobre as propriedades energéticas das pedras.

"Essa canção nasceu de um pedido da minha filha, quase um desafio! A ideia de convidá-la para cantar partiu da minha esposa, e claro que eu adorei. Malu é mega talentosa e tem um timbre doce, não poderia ter um feat. melhor que esse", celebra o cantor, emocionado com a possibilidade de eternizar esse momento familiar em forma de arte.

Cenário internacional 3b4s13

A experiência de viver fora do Brasil também aguçou o olhar de Valtinho sobre o alcance internacional da música nacional. Para ele, os artistas brasileiros têm hoje, mais do que nunca, a chance de levar seu som para o mundo.

"Há muito tempo existe um circuito sólido da música brasileira na Europa. Artistas como Djavan, Marisa Monte, Seu Jorge e tantos outros pavimentaram uma via sólida. E mais recentemente o rap, funk e pop brasileiro vêm se destacando no mercado europeu, graças a representantes expressivos como Anitta, Vitor Kley, Emicida", avalia.

A expansão da carreira de Valtinho também se deve à sua atuação como produtor musical. Com um olhar apurado e conhecimento técnico, ele aprendeu a usar a tecnologia como aliada: "Hoje consigo comandar uma sessão de gravação em estúdio através de tecnologia avançada, onde compartilho em tempo real todo som gerado no estúdio aqui em Portugal. O grande e único desafio acaba sendo convencer os artistas que ainda não conhecem essas tecnologias, de que isso já é possível e está acontecendo em diversas partes do mundo."

Saudades de casa 4yb6p

Mesmo longe do Brasil, o cantor ainda se emociona ao sentir a recepção de seu trabalho no novo lar. Segundo ele, o público português, acostumado ao fado e à melancolia do amor, se identifica facilmente com suas letras. "O que mais me surpreende é estar em um palco ou em um programa de TV em outro continente, e ver a emoção nos olhos das pessoas. Minhas canções falam de amor, e o público português está familiarizado com esse tema."

A colaboração com Jorge Vercillo, além de ser um ponto alto, é também o prenúncio de novos voos. "Essa parceria com Jorge foi a primeira de muitas que virão. O que posso dizer é que a nossa canção abre caminho para meu novo álbum, que não por acaso se chama Todo Sempre, e chega às plataformas digitais em junho deste ano."

Para Valtinho, o cenário atual do streaming e das colaborações internacionais é um campo fértil para compositores brasileiros, ainda que nem sempre reconhecidos com o devido destaque. "Muitos artistas internacionais já trabalham com compositores brasileiros em seus projetos. Estamos reafirmando nosso lugar no cenário musical em todo o mundo, ainda que muitas vezes como compositores emos despercebidos pelo grande público."

A distância de casa ainda carrega suas dores, claro: "Saudades das conexões e dos amigos que a música me trouxe", ite. No entanto, a tecnologia, que tanto o ajuda como produtor, também serve para manter laços afetivos. "Considero que consegui o melhor dos dois mundos", conclui.

Para quem deseja seguir seus os e internacionalizar a carreira, Valtinho deixa um conselho direto e inspirador: "A primeira medida que um artista deve tomar para realizar esse sonho é acreditar que a música quebra barreiras e derruba fronteiras. Temos uma das músicas mais respeitadas e cortejadas do mundo. Posso gritar aos quatro cantos do mundo que sou com orgulho um representante da música brasileira", conclui.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade