Fraude no INSS: serviço para pedir reembolso de descontos indevidos começa no próximo dia 14 6v6y2s
Beneficiários que tiveram descontos serão notificados pelo aplicativo Meu INSS a partir da semana que vem t4917
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos em seus contracheques começarão a ser notificados a partir da terça-feira, 13, no aplicativo Meu INSS. No dia seguinte, quarta-feira, 14, quem teve desconto deverá informar se as operações foram autorizadas ou não. Assim, aqueles que foram prejudicados pelas fraudes poderão solicitar o ressarcimento. 5n284a
Até quinta-feira, 8, 27 milhões de segurados já foram informados, pelo aplicativo Meu INSS, de que não têm e nunca tiveram qualquer desconto em folha de origem associativa.
Fui notificado, e agora? 485u4w
Caso o beneficiário tenha recebido a notificação de que teve desconto indevido em seu contracheque, deverá requerer o ressarcimento diretamente pelo Meu INSS — ou telefone 135 — a partir da próxima quarta-feira, 14.
O INSS informa que não será necessário enviar documentos ou preencher dados adicionais. Para pedir o reembolso, o beneficiário deverá apenas registrar que não reconhece o desconto apontado.
Assim que o serviço estiver disponível, o INSS informará em seus meios oficiais o o a o para solicitar o reembolso.
Após a solicitação de reembolso, a entidade que realizou o desconto indevido terá 15 dias para comprovar que o desconto foi regular ou ressarcir ao INSS, que reará o valor ao beneficiário afetado.
Entenda a fraude 6l3o53
A devolução dos valores ocorre após a Operação Sem Desconto, que identificou um esquema fraudulento de deduções indevidas em benefícios do INSS por associações. O valor estimado em cobranças irregulares soma R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, segundo a Polícia Federal.
No processo, 11 entidades associativas foram alvo de medidas judiciais. Em troca dos descontos mensais, elas afirmam que prestam serviços dos mais diversos tipos, como assistência funerária, consultas médicas e "maridos de aluguel" (reparos em residências).
Após denúncias, a CGU entrevistou quase 1.300 aposentados que tiveram descontos em todo País. O resultado mostrou que, em média, 97% dos beneficiários não tinham dado consentimento para a medida.
Cuidado com golpes 3m4368
O INSS ressalta que é importante estar atento aos golpes e que o contato com os beneficiários do INSS é feito exclusivamente por meio de notificação do site ou aplicativo do Meu INSS.
"O INSS não te procurará, não mandará e-mail ou mensagem via Whatsapp, não ligará, não enviará link. Não há páginas fora do aplicativo Meu INSS. Não assine nada, não abra link. Ninguém é autorizado a falar em nome do INSS", afirma o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
