Lula chama esquema de fraude do INSS de 'assalto a aposentados' e pede calma para devolução dos desvios 6o191y
O presidente também deu a entender que o esquema estaria vinculado à gestão Bolsonaro (PL), por ter começado em 2019 2e3f
Lula classificou o esquema de fraude no INSS como um "assalto a aposentados", vinculado à gestão Bolsonaro, e pediu calma para a devolução, com sistema de contestação disponível a partir do dia 14.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu calma em relação a devolução dos valores desviados de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), durante coletiva à imprensa, nesta segunda-feira, 12. 4fc38
O petista disse que o governo estava focado na apuração de quem cometeu os desvios para então organizar o reembolso. Ainda assim, ele afirmou que os beneficiários não precisam se preocupar, pois "não terão prejuízo".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Não foi dinheiro [desviado] dos cofres públicos, foi dinheiro dos salários dos aposentados, o que eu acho mais grave. O crime foi um assalto a aposentados e aposentadas. Eles não foram no cofre do INSS, eles foram ao bolso do povo. É isso que nos deixa mais revoltados", disse Lula.
O presidente ainda deu a entender que o esquema poderia estar ligado à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por ter começado em 2019. "Nós resolvemos desmontar uma quadrilha que foi criada em 2019, e vocês sabem quem governava o Brasil em 2019", afirmou o petista.
Segundo as investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), as fraudes aconteceram de 2019 a 2024, com um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões aos aposentados.
Ainda sobre a devolução dos recursos, Lula disse que é preciso "constatar a quantidade de pessoas que foram enganadas". "Porque aqueles que am, autorizaram", afirmou.
Até o momento, o INSS já anunciou que a partir da quarta-feira desta semana, 14, estará disponível um sistema em que os beneficiários poderão contestar descontos ocorridos sem autorização. O sistema deverá ser ado pelo aplicativo Meu INSS. Veja como funcionará o sistema.