Ministério da Fazenda entra na 'onda' dos memes após trocadilhos com Haddad i5e38
Perfil oficial nas redes sociais usou filme 'Divertidamente 2' para divulgar Reforma Tributária 2l4n5
Depois que trocadilhos com o nome de Fernando Haddad tomaram as redes sociais, o Ministério da Fazenda resolveu entrar na onda dos memes. Em uma publicação feita na quarta-feira, 17, o órgão usou os personagens da franquia Divertidamente para falar sobre a Reforma Tributária. 2p5n2b
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O filme de animação já tinha sido usado pela comunicação do Banco Central para criticar gastos excessivos. Na ocasião, a tentativa de meme repercutiu na internet.
Divertidamente 2 foi lançado em junho e traz a continuação da história da pré-adolescente Riley. Em uma espécie de "sala de controle", cada emoção é um personagem que atua na mente da protagonista.
O Ministério da Fazenda aproveitou o sucesso do longa-metragem para divulgar informações sobre a Reforma Tributária. No texto publicado no X (antigo Twitter), a conta oficial escreveu: "Um mix de emoções envolveu todos os brasileiros com a grande conquista da #ReformaTributária após 40 anos. O Brasil agora terá um sistema tributário simples e justo! Fique por dentro."
O projeto de regulamentação da Reforma foi aprovado na semana ada, na Câmara dos Deputados. Na votação, foram 336 votos a favor e 142 contra. Agora, o texto ará pelo Senado. "Vergonha ter demorado 40 anos para aprovar tão importante", diz publicação do Ministério.
Um mix de emoções envolveu todos os brasileiros com a grande conquista da #ReformaTributária após 40 anos. O Brasil agora terá um sistema tributário simples e justo! Fique por dentro: https://t.co/COm5MZyGoD pic.twitter.com/oV8muDSHiC
— Ministério da Fazenda (@MinFazenda) July 17, 2024
'Taxad': trocadilhos ganharam força
A tentativa de incluir a linguagem dos memes na comunicação do Ministério da Fazenda vem após uma série de publicações com o nome de Fernando Haddad viralizarem nas redes sociais. Após o fim da isenção do imposto sobre compras internacionais até US$ 50 (R$ 275, na cotação atual) e outras decisões econômicas, a internet pipocou de memes relacionados ao ministro.
‘Taxad’, ‘Zé do Taxão’ e ‘Taxador do Futuro’ – em alusão ao filme Exterminador do Futuro –, estão entre as brincadeiras da web. Para além da internet, o trocadilho chegou longe: Haddad teve seu rosto estampado em um outdoor em um da Times Square, um dos locais mais icônicos e movimentados de Nova York, nos Estados Unidos.
Na imagem, o ministro da Fazenda aparece como o super-herói Tocha Humana, super-herói Marvel. Acima da foto do político, os dizeres: 'taxa humana'. O flagra foi compartilhado no X (antigo Twitter).
Apesar de ter pegado mal as últimas decisões do ministro da Fazenda e gerar toda essa comoção nos internautas, o PT afirma não estar preocupado com os memes.
"Não vai pegar", afirmou à Folha de S. Paulo o secretário de Comunicação do partido, Jilmar Tatto, que acrescentou que o Haddad “está fortalecido”. Segundo ele, o ministro ficará conhecido como "aquele que desonerou", citando a isenção do Imposto de Renda e cashback.