Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Simone Tebet expressa preocupação com novo plano tarifário de Trump g242r

Ministra Simone Tebet alerta para os riscos do novo pacote tarifário dos EUA, que pode pressionar a inflação global 5g1q57

2 abr 2025 - 19h03
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A ministra Simone Tebet expressou preocupação sobre o impacto global de um plano tarifário dos EUA, destacando possíveis efeitos na inflação e economia mundial, enquanto defende a diversificação econômica e avanços com o Mercosul e União Europeia.
Ministra Simone Tebet diz que só não está preocupado quem não está entendendo as tarifas
Ministra Simone Tebet diz que só não está preocupado quem não está entendendo as tarifas
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Estadão

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira, 2, que o governo brasileiro acompanha com preocupação o anúncio de um amplo plano tarifário feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida, que prevê a aplicação de novas taxas contra diversos países, levanta temores sobre possíveis impactos na inflação global e no crescimento econômico. 4j1ml

“O governo ou o país que não vê essa questão com preocupação não entende ou não está entendendo o que está se ando na nova ordem mundial que os Estados Unidos querem implantar”, declarou Tebet em entrevista a jornalistas. Segundo ela, embora o pacote tarifário não seja direcionado especificamente ao Brasil, sua abrangência global pode gerar efeitos negativos para a economia. “Isso pode impactar a inflação mundial e, consequentemente, uma retração econômica. São perdas de emprego, é inflação”, acrescentou.

A declaração da ministra foi feita após sua participação em um evento do Banco Central, que celebrou os 60 anos da instituição. Ela destacou que o governo brasileiro ainda avalia os desdobramentos da medida e que, apesar da preocupação, a questão está sendo tratada com cautela.

“Não temos respostas prontas. Ninguém tem essa resposta pronta e fazendo o dever de casa também interno, não só no nosso fiscal, mas com Estados e municípios dando a sua parcela de contribuição também no fiscal que, proporcionalmente, eles precisam muito mais de aperto hoje do que nós”, afirmou.

Trump anuncia ‘tarifas recíprocas’ a países ao redor do mundo; veja quais:

Tebet enfatizou que a diversificação da economia brasileira pode ajudar a mitigar eventuais impactos do novo pacote tarifário. “Nós também ampliamos e diversificamos os nossos parceiros comerciais. Hoje, o maior parceiro comercial do Brasil é a China, o mercado asiático, a Europa, a própria Argentina, além dos Estados Unidos”, pontuou. A ministra também mencionou os avanços nas negociações entre União Europeia e Mercosul como um fator que pode fortalecer a posição brasileira no cenário internacional.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade