Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Shai Gilgeous-Alexander leva prêmio de MVP e se consolida como astro da NBA 34e69

Estrela canadense levou a melhor na disputa contra Nikola Jokic, do Denver Nuggets 3a6u34

26 mai 2025 - 09h48
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

A NBA tem mais um MVP inédito: o canadense Shai Gilgeous-Alexander. Aos 26 anos, a estrela do Oklahoma City Thunder derrotou nomes de peso como Nikola Jokic, do Denver Nuggets e eleito três vezes o melhor da Liga, e Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks.  5k4654

O camisa 2 de OKC teve uma temporada especial, com 32,7 pontos, 6,4 assistências e 5 rebotes por partida. Os números são ótimos, mas o que destaca ainda mais o astro são as estatísticas defensivas: 1,7 roubos de bola e um toco por jogo. 

Assine NBA League com 25% OFF no pacote anual e assista aos jogos na hora que quiser, em português, e e a cobertura completa, documentários e todas as estatísticas em tempo real!

A capacidade ofensiva de Shai é reconhecida por toda a NBA, mas o comprometimento na marcação é algo que diferencia o armador de outras estrelas. Não é à toa que o Thunder teve a melhor campanha da Liga, com 68 vitórias e 14 derrotas, e a melhor defesa da temporada, com 10.3 roubos de bolas e 5.7 tocos por confronto. 

É a primeira vez que o astro, que está na maior competição de basquete do mundo desde 2018/19, leva o prêmio. Até o momento, o canadense tem médias de 24,4 pontos, 4,8 rebotes e 5,1 assistências na carreira. 

No discurso de premiação, Shai não escondeu a emoção e chorou ao fazer uma homenagem à esposa. 

“Obrigado por tudo o que você é para mim, para nosso filho, Ares. Você foi a primeira pessoa a me mostrar o que o amor realmente significa”, disse. “Mal posso esperar para ar o resto desta jornada chamada vida ao seu lado.”

Também é apenas a segunda vez que um atleta do Canadá leva o troféu. O primeiro foi Steve Nash, que foi eleito duas vezes o MVP da NBA, nos anos de 2005 e 2006. 

“Shai teve um ano histórico. Não apenas com um alto nível nas estatísticas, mas também como líder de um time muito saudável e vencedor”, elogiou Nash, em entrevista coletiva, ao saber que o compatriota levou o título. 

Agora com o troféu em mãos, o camisa 2 tenta levar o Oklahoma City Thunder à final da NBA. A equipe está na decisão da Conferência Oeste e leva a melhor por 2 a 1 contra o Minnesota Timberwolves. O Jogo 4 entre as equipes acontece nesta segunda-feira (26), às 21h30 (de Brasília). 

No caminho, OKC já deixou para trás o Memphis Grizzlies e o Denver Nuggets, numa batalha que durou sete duelos.

Cava faltas">A situação levanta o debate entre os especialistas da NBA nos EUA sobre o fim do domínio norte-americano no basquete.  4k2v5g

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade