São Paulo encerra equipe masculina de basquete após eliminação no NBB 2i71k
O São Paulo anunciou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (19), o fim das atividades da equipe masculina de basquete profissional. A decisão vem cinco dias após a eliminação nas quartas de final do NBB, diante do Bauru, e marca o encerramento de um projeto que teve início em 2018 e rapidamente conquistou espaço no cenário […] 1t3r6y
O São Paulo anunciou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (19), o fim das atividades da equipe masculina de basquete profissional. A decisão vem cinco dias após a eliminação nas quartas de final do NBB, diante do Bauru, e marca o encerramento de um projeto que teve início em 2018 e rapidamente conquistou espaço no cenário nacional e internacional. 6f3p6g
Em nota divulgada nas redes sociais, o clube agradeceu aos atletas, profissionais e torcedores que fizeram parte da trajetória e afirmou que quaisquer novos projetos fora do futebol só serão retomados com garantia prévia de recursos financeiros.
A trajetória do basquete tricolor foi marcada por feitos expressivos. O time foi vice-campeão da Liga Ouro logo em sua estreia, garantindo o ao NBB, e rapidamente acumulou conquistas: terceiro lugar na temporada 2019/2020, vice no NBB 2020/2021 e títulos importantes em 2021/2022, como o Campeonato Paulista e a Basketball Champions League Americas (BCLA), o equivalente à Libertadores da modalidade.
Entretanto, a queda no investimento impactou diretamente o desempenho da equipe nas duas últimas temporadas. Na edição mais recente do NBB, o São Paulo teve sua pior campanha, encerrando a fase regular apenas na 13ª colocação. A recuperação veio apenas na reta final, sob o comando de Fabrício Fernandes, que substituiu o técnico Guerrinha. Ainda assim, o time caiu diante do Bauru por 3 a 1 na série.
Com o encerramento do projeto, o São Paulo deixa de contar com uma das principais equipes do basquete nacional nos últimos anos, em meio a um cenário de reestruturação fora das quatro linhas.