Samir Xaud elenca calendário, arbitragem e fair play financeiro como prioridades da gestão; veja discurso 1b175z
Novo presidente da CBF foi eleito neste domingo (25), falando em renovação e apresentando propostas sobre calendário, arbitragem e fair play financeiro. 5y2o2b
Eleito presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste domingo (25), após eleição realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, Samir Xaud discursou sobre os novos compromissos de sua gestão, que ele intitulou como "renovação", além de apresentar algumas propostas de mudanças em calendário de campeonatos, arbitragem e fair play financeiro. 5s102r
- Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte - disse o novo mandatário.
O primeiro tema abordado por ele foi sobre o calendário do futebol brasileiro, prometendo discussão para a disputa dos estaduais com 11 datas no máximo.
- Desde o primeiro dia de trabalho assumirei pessoalmente a liderança dos temas estruturantes do futebol. Nossa prioridade inicial é a adequação do calendário do futebol brasileiro. É compromisso dessa gestão implementar mudanças significativas no calendário das competições. Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas - disse.
Segundo Samir, a "reorganização do calendário é necessária, mas não significa uma desvalorização dos campeonatos estaduais".
Já sobre arbitragem, o novo presidente da CBF disse que dará início a um "aperfeiçoamento da arbitragem". E informou que, de imediato, irá incluir dois representantes indicados pelos clubes, como observadores permanentes das atividades da Comissão Nacional de Arbitragem.
Além disso, ele comentou sobre o fair play financeiro, que também incluiu como uma das "prioridades da gestão".
- O fair play financeiro também será uma prioridade da nossa gestão. Considerando a complexidade do tema e as diferentes formas de regulação, a CBF irá promover um amplo debate com a participação ativa de clubes, federações e especialistas. Nossa ideia é que seja instituído imediatamente um grupo de trabalho sobre fair play financeiro no âmbito da CBF, com o objetivo de propor as diretrizes para uma regulação moderna e adequada à realidade do futebol brasileiro.
O dirigente de Roraima foi confirmado no comando da confederação na manhã deste domingo e assume o cargo imediatamente, com mandato até 2029. Foram 103 votos de um total de 141 possíveis. Samir Xaud teve o voto de 26 de federações e 20 clubes em sua eleição.