Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motociclismo 5p262m

MotoGP: Aprilia se posiciona sobre saída de Martín 442l49

Após rumores de que o atual campeão mundial teria pedido quebra de contrato, a equipe se posicionou a respeito. 1v4q17

22 mai 2025 - 16h50
Compartilhar
Exibir comentários
 A novela entre a Aprilia e Jorge Martín aguarda os próximos capítulos
A novela entre a Aprilia e Jorge Martín aguarda os próximos capítulos
Foto: Reprodução / Site MotoGP

Jorge Martín é o atual campeão da classe rainha da motovelocidade, mas desde os testes de pré-temporada vem enfrentando uma onda de azar quando se trata de lesões. A primeira delas aconteceu em Sepang e, durante o processo de recuperação, o “Martinator” quebrou a mão em um treino solitário, o que também o fez perder o início da temporada. Mesmo recuperado e em sua volta às pistas, no GP do Catar, ele foi atingido por Fabio Di Giannantonio e saiu do circuito com onze fraturas na costela, além de continuar sem previsão de retorno. 6hh23

Segundo informações da mídia britânica, o espanhol — que venceu o campeonato com a Pramac (na época satélite da Ducati, mas que atualmente está com a Yamaha) — estava procurando uma brecha para uma possível saída da equipe, mesmo sem ter conseguido sequer completar uma sequência de corridas na temporada.

Na semana ada, a notícia era de que o atual campeão mundial pediu à Aprilia para liberá-lo ao final da temporada, um ano antes do término de seu contrato, usando uma cláusula vinculada ao desempenho nas seis primeiras corridas do campeonato. Um possível destino? A montadora japonesa Honda, que vem em ascensão nos últimos meses e conquistou uma vitória com Johann Zarco no último GP da França.

Entretanto, a Aprilia não vê com bons olhos a saída de Martín, já que o piloto não teve a oportunidade de pilotar a RS-GP e nem sequer conhecer o verdadeiro potencial da moto, que venceu uma corrida com Maverick Viñales no ano ado. O posicionamento da equipe dá a entender que há uma pressão por parte da própria montadora para que o espanhol não deixe a fábrica.

“O contrato entre a Aprilia Racing e Jorge Martín é válido e eficaz, e como tal deve ser respeitado até seu término (final de 2026) por ambas as partes, como a Aprilia Racing tem feito, honrando-o em todos os aspectos, nos tempos e formas previstos — e assim continuará (...).

A Aprilia Racing nega a existência de negociações entre as partes para a modificação da duração do contrato, que continua sendo o originalmente acordado, e não comenta questões que não lhe dizem respeito diretamente, mas espera que outras equipes não façam ofertas de qualquer tipo a pilotos sob contrato: tal comportamento seria ilegítimo”, afirma a equipe.

Por fim, a equipe reiterou mais uma vez seu apoio a Martín na recuperação da grave lesão sofrida em Lusail:

“Toda a equipe apoiará Jorge em sua recuperação física, como sempre, e mal podemos esperar para que ele volte aos trilhos com a RS-GP.”

Ainda não há um posicionamento oficial por parte do piloto, e o silêncio em meio a um rumor de tamanha proporção se torna cada vez mais insustentável — especialmente após a postura firme da equipe em relação ao contrato.

A MotoGP volta às pistas entre os dias 23 e 25 de maio, em Silverstone, na Grã-Bretanha, ainda sem previsão de retorno para o atual campeão.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade