Stellantis faz mistério, mas sua quarta marca em Pernambuco será a Peugeot 3o1uf
Stellantis anunciou que uma nova marca de carros será produzida em Goiana, dividindo a planta da Fiat, Jeep e Ram 4t5f3a
Podemos cravar que a Peugeot será a quarta marca da Stellantis e ter produção na fábrica de Goiana, em Pernambuco. A montadora faz mistério. Esta semana, durante a comemoração dos 10 anos da operação da supermontadora no Nordeste, o CEO da Stellantis América do Sul, Emanuelle Cappellano, disse que uma nova marca será integrada à planta pernambucana, mas não disse qual. 2z4n2u
A produção de carros em Goiana começou com o Jeep Renegade, em 2015. Depois vieram o Fiat Toro e o Jeep Com, ambos em 2016. O Jeep Commander estreou em 2021. A quarta marca chegou em 2023 com o Ram Rampage. Portanto, são três SUVs (compacto, médio e grande) e duas picapes monobloco (média-compacta e média) utilizando a mesma plataforma, a Global Small Wide.
Restam, portanto, as marcas sas Citroën e Peugeot e a chinesa Leapmotor. A Citroën pode ser descartada, pois não tem sua produção concentrada em Porto Real (RJ) e não possui carros com similaridade aos veículos feitos em Goiana. A Peugeot, sim, tem o SUV 3008, que será a base do novo Jeep Com. Portanto, é a mais forte candidata.
Uma enorme “zebra” seria a produção de um modelo Leapmotor, C10 ou B10, pois eles são elétricos. No futuro, talvez. A questão que fica em aberto é se o Peugeot 3008 nacional será igual ao europeu ao se vai ter um downgrade para se equiparar ao Jeep Com. Talvez nem tanto ao “céu” e nem tanto ao “inferno”, como se diz popularmente.
Na Europa, o novo Peugeot 3008 utilizará a plataforma STLA Medium. Trata-de uma evolução da plataforma CMP, que atualmente é usada somente pelos modelos da Citroën no Brasil (C3, Aircross e Basalt) e da Peugeot na Argentina (208 e 2008). Já circularam notícias em sites especializados de que o 3008 e o Com dividirão uma plataforma Small Wide melhorada.
Essa opção, entretanto, deixaria a Jeep com veículos ultraados e a Peugeot com um carro topo de linha mais antiquado do que os carros de entrada. Não faz o menor sentido do ponto de vista industrial, até porque o Jeep Avenger começará a ser produzido em 2026, em Porto real (RJ) na plataforma CMP, muito mais moderna. Para além disso, a plataforma Small Wide não permite a produção de veículos híbridos e elétricos a um custo ível.
Podemos esperar um novo Jeep Com e um novo Peugeot 3008 saindo da linha de montagem de Goiana, no futuro próximo. Mas ambos deverão usar a plataforma CMP, com ajustes específicos para o Jeep, a fim de manter sua capacidade off-road. A plataforma híbrida leve MHEV de 48 volts do Peugeot 3008 deve deixar o Jeep Com mais moderno.
A plataforma Small Wide, entretanto, continuará sendo usada até mudar as gerações do Jeep Renegade, Jeep Commander, Jeep Com, Fiat Toro e Ram Rampage.