Montada em duas horas: Japão começa a imprimir estações de trem em 3D 376b71
A JR West já planeja expandir essa tecnologia para outras estações 5c95x
A impressão 3D continua ganhando espaço no mundo da arquitetura. Após as primeiras casas e até centros de dados impressos em 3D, agora é a vez das infraestruturas ferroviárias. A novidade mais recente vem do Japão, onde acaba de ser instalada uma estação de trem construída com essa tecnologia. Segundo os responsáveis, as principais vantagens em relação aos métodos tradicionais são a rapidez e a sustentabilidade. 5h721l
Como se pode ver nas imagens, não estamos diante de uma estação impressionante pelo tamanho ou design monumental. Pelo contrário: trata-se de uma construção simples, funcional e compacta. À primeira vista pode parecer de plástico, mas, na realidade, foi impressa em concreto. A estrutura, com menos de 10 metros quadrados, apoia-se em várias barras de reforço e conta com duas aberturas para a agem dos ageiros.
A primeira estação impressa em 3D do mundo 1lb2h
A estrutura foi impressa a poucos quilômetros de distância e posteriormente transportada de caminhão até a estação Hatsushima, na prefeitura de Wakayama, cerca de 96 quilômetros ao sul de Osaka. Lá, foi realizado o acabamento e a montagem final. Naohiro Ohashi, porta-voz da JR West Japan, explicou à NHK que "normalmente, leva-se cerca de dois meses para construir uma estação desse tamanho" e que, neste caso, a prioridade foi a rapidez para concluir a obra. A JR West é uma das empresas que compõem o grupo Japan Railways (JR), que opera na região oeste de Honshu, no Japão.
A montagem da estrutura foi concluída ...
Matérias relacionadas