Eduardo Paes ironiza críticas e defende público de 2,1 milhões em show de Lady Gaga: 'Façam a conta' 3nn6m
Prefeito do Rio de Janeiro disponibilizou fórmula que contabilizou o público na Praia de Copacabana 716z5u
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), rebateu os comentários que contestaram o público do show de Lady Gaga em Copacabana, realizado no último fim de semana. Segundo a Prefeitura, 2,1 milhões de pessoas assistiram ao espetáculo. No palco, a cantora mencionou a marca de 2,5 milhões. 2j3h34
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em tom bem-humorado, o prefeito compartilhou uma fórmula que diz ter criado para calcular a quantidade de pessoas presentes. Ele já havia publicado a mesma equação em 2024, quando seguidores questionaram os números divulgados sobre o show de Madonna, também em Copacabana, que teria reunido 1,6 milhão de pessoas.
“Fico tão feliz quando a Folha [de S.Paulo] reconhece os números da Prefeitura. Qualquer dificuldade, abaixo segue a fórmula paramétrica que criei pessoalmente para esse cálculo! Pela atenção, obrigado! Peço que fiquem atentos para reforçar meus cálculos! Levei em consideração [muitos fatores]”, ironizou o prefeito, que compartilhou uma imagem com a fórmula matemática usada para fazer o cálculo.
Uma fórmula paramétrica é uma fórmula matemática que utiliza parâmetros como variáveis independentes para calcular um resultado. Neste caso, foram consideradas a área do show --incluindo a praia, calçadas e vias--, bem como a densidade populacional por metro quadrado.
Os números apontam que o show de Lady Gaga bateu diversos recordes. Além de superar o público do show da Madonna em 2024, a cantora se tornou a artista feminina que mais reuniu pessoas em um evento a céu aberto até então.
O recorde, no entanto, ainda pertence a Rod Stewart, que está registrado no Guinness Book como o artista com maior público da história em um show gratuito. Na virada do ano de 1994 para 1995, estima-se que entre 3,5 e 4 milhões de pessoas tenham ido a Copacabana para assistir à apresentação do britânico.
Esse recorde, porém, é contestado por alguns, já que o show ocorreu durante uma festa de réveillon, o que pode ter atraído ainda mais público. Nos mesmos moldes, Jorge Ben Jor e Tim Maia cantaram para cerca de 3 milhões de pessoas na virada de 1993 para 1994, também em Copacabana.
Veja o ranking dos shows com maiores públicos em Copacabana:
- Rod Stewart (1994): 3,5 milhões
- Jorge Ben Jor e Tim Maia (1993): 3 milhões
- Lady Gaga (2025): 2,1 milhões
- Madonna (2024): 1,6 milhão
- Rolling Stones (2006): 1,5 milhão
O show de Lady Gaga fez parte da turnê do álbum Mayhem, lançado este ano. O espetáculo foi dividido em cinco atos, com trocas de figurino — alguns inspirados no Brasil —, coreografias elaboradas e um impressionante jogo de luzes.
Fico tão feliz qdo a @folha reconhece os números da @Prefeitura_Rio ! Qualquer dificuldade, abaixo a fórmula paramétrica que criei pessoalmente para esse cálculo! Pela atenção, obrigado! @ferreirinharj e @tatiroque peço que fiquem atentos para reforçar meus cálculos!
Levei… https://t.co/Jsjj65KPEZ pic.twitter.com/gEVnfcCKpq
— Eduardo Paes (@eduardopaes) May 4, 2025