Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motos estão envolvidas em três a cada quatro acidentes de trânsito no Rio de Janeiro 43h16

Por outro lado, o número de motos rodando na capital fluminense representa apenas 16% do total da frota de veículos u5p3f

9 mar 2025 - 10h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Três em cada quatro ocorrências de trânsito na cidade do Rio de Janeiro envolvem motos - ou 20.877 de 27.161 atendimentos, o que representa 77% do total. Os dados foram obtidos com o Corpo de Bombeiros pelo jornal O Globo, através da Lei de o à Informação. 3314

Mas ao contrário do que a quantidade de ocorrências pode fazer parecer, o número de motos rodando pela capital fluminense é muito menor do que a de carros e outros veículos: são apenas 16% da frota total. Além disso, os dados mostram que 76% das vítimas socorridas por bombeiros se envolveram em acidentes com moto.

Ainda de acordo com os Bombeiros, o número de acidentes em geral aumentou 18% entre 2023 e 2024, enquanto os envolvendo pelo menos uma moto cresceram 24% em igual período. Na soma dos dois anos, metade das ocorrências com motocicleta são colisões com automóveis, seguido pelas quedas e o choque entre duas motos.

As informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também corroboram para a tese de que o transitar sobre motos no Rio está mais perigoso. Segundo a pasta, houve um crescimento de atendimentos de envolvidos em acidentes do tipo de 32% no ano ado em comparação com 2023.

Em entrevista ao jornal, o secretário Daniel Sanz chega a considerar os acidentes com moto como um "problema de saúde pública".

"Mais de 1.500 pacientes dão entrada nos nossos hospitais com ferimentos por acidente de moto por mês, sem contar os que não resistem até o momento do socorro e vão a óbito. Precisamos nos adaptar à nova realidade do trânsito. É fundamental uma mobilização entre os diferentes agentes do poder público em torno de novas medidas para proteger a vida e a integridade dos pedestres, ageiros e motociclistas", disse.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade