Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo Lula determina retirada de algemas de brasileiros em voo de deportados dos EUA 65v6o

O governo federal também mobilizou uma aeronave da FAB para concluir a viagem dos deportados a Minas Gerais 4e3053

25 jan 2025 - 16h05
Compartilhar
Exibir comentários
Lula manda retirar algemas e determina que FAB conclua voo com brasileiros deportados dos EUA:

O governo federal determinou a retirada das algemas dos ageiros que ocupavam o primeiro voo de deportados dos Estados Unidos, com destino ao Brasil, desde a posse do presidente Donald Trump. A condição dos brasileiros algemados foi considerada um 'desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos'. 3q4r5u

O avião das forças de segurança norte-americanas aterrissou em Manaus (AM) na noite da última sexta-feira, 24. O destino final estava programado para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG), mas a aeronave precisou pousar na capital amazonense para manutenção e o restante da viagem foi cancelado.

Após a tentativa das autoridades dos Estados Unidos de manter os ageiros do voo algemados, o avião foi recepcionado pela Polícia Federal. Sob orientação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, os policiais determinaram a retirada imediata das algemas. 

A situação foi comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo ministro Ricardo Lewandowski, que considerou a situação um 'flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros'.

Deportados aguardavam por aeronave da FAB para concluir viagem
Deportados aguardavam por aeronave da FAB para concluir viagem
Foto: Reprodução

Como o restante da viagem acabou cancelado após o pouso em Manaus, Lula determinou que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizado até o Amazonas para que os ageiros pudessem completar o voo 'com dignidade e segurança'. 

Para tal, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc) disponibilizou colchões, alimentação, atendimento médico e água aos ageiros que aguardavam no aeroporto em Manaus. 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros também foi mobilizada para prestar apoio com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

Primeiro voo com brasileiros deportados dos EUA, após a posse de Donald Trump, pousa em Manaus (AM)
Primeiro voo com brasileiros deportados dos EUA, após a posse de Donald Trump, pousa em Manaus (AM)
Foto: Reprodução/X/Karoline Leavitt @PressSec

Governo Trump reivindica voos de deportação  52371k

Apesar da série de medidas anti-imigração implementadas por Trump desde sua posse, na última segunda-feira, 20, o Itamaraty aponta que o voo desta sexta não tem relação direta com a eleição do republicano.

A assessoria do Ministério das Relações Exteriores aponta que o voo integra um entendimento entre os governos brasileiro e estadunidense, firmado em 2017. Desde então, viagens com deportados com destino no Brasil acontecem com frequência. 

Trump assina decretos que revogam medidas do governo de Joe Biden
Trump assina decretos que revogam medidas do governo de Joe Biden
Foto: REUTERS/Mike Segar

No acordo, é combinado que um brasileiro detido nos Estados Unidos, por razões imigratórias e sem ter mais como recorrer nos processos jurídicos envolvidos, tem direito ao voo de volta ao Brasil. 

A viagem é organizada pelo governo norte-americano e, por parte do Brasil, a logística fica sob responsabilidade da Polícia Federal. 

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, reivindicou a ação ao governo do republicano: “Os voos de deportação começaram. O presidente Trump está enviando uma mensagem forte e clara ao mundo inteiro: se você entrar ilegalmente nos Estados Unidos da América, enfrentará consequências severas”, escreveu, em publicação no X (antigo Twitter).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade