Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política u1t7

Após tornar Bolsonaro réu, STF julga núcleo 2 da tentativa de golpe; veja quem está na lista 2c5363

Análise da denúncia ocorrerá em três sessões, e segue até quarta-feira, 23 6l4f1u

22 abr 2025 - 04h59
(atualizado às 10h42)
Compartilhar
Exibir comentários

592fc

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta terça-feira, 22, a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o segundo grupo de acusados de tentativa de golpe de Estado. Essa é a primeira sessão após Jair Bolsonaro (PL) e outros 7 aliados se tornaram réus pela trama golpista. 

Entre os suspeitos que integram o chamado ‘Núcleo 2’, estão o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, o ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal Fernando de Sousa Oliveira, a  ex-subsecretária da pasta Marília Ferreira de Alencar, e o ex-assessor da Presidência Filipe Martins.

A análise seria feita nos dias 29 e 30 deste mês, mas as sessões serão adiantadas, e acontecem às 9h30 e às 14h desta terça, e a partir das 9h30 de quarta, 23, conforme reservado pelo presidente da Primeira Turma do STF, o ministro Cristiano Zanin. 

Primeira Turma do STF julga denúncia sobre tentativa de golpe de estado
Primeira Turma do STF julga denúncia sobre tentativa de golpe de estado
Foto: Antonio Augusto/STf

Quem integra o ‘núcleo 2’ 3t4d6a

  • Fernando de Sousa Oliveira  - delegado da Polícia Federal e  ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal; 
  • Filipe Garcia Martins Pereira - ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República;
  • Marcelo Costa Câmara - coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência da República;
  • Marília Ferreira de Alencar - delegada da Polícia Federal e ex-sub-secretária da Secretaria de Segurança Pública do DF;
  • Mário Fernandes - general da reserva do Exército;
  • Silvinei Vasques - ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.
Ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Filipe Martins
Ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Filipe Martins
Foto: Nilton Fukuda/Estadão / Estadão

Os seis foram denunciados junto de mais 27 suspeitos, entre eles, Bolsonaro, pelos crimes8 de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A denúncia foi fatiada, e na primeira fase, ocorrida em 26 de março, oito viraram réus, incluindo o ex-presidente. 

No julgamento que começa nessa terça, os ministros decidirão se há elementos suficientes para iniciar uma ação penal. Caso a denúncia seja aceita, é aberto um processo penal, no qual serão analisadas provas já existentes e serão coletados os depoimentos de testemunhas e dos acusados. Novas provas podem ser colhidas ao longo da ação. 

Compõem a Primeira Turma o presidente Cristiano Zanin e os ministros Alexandre de Moraes, relator, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.

O STF já marcou as datas para analisar a denúncia contra outros dois núcleos de denunciados. O quinto grupo ainda está sob análise do relator, o ministro Alexandre de Moraes.

(**Com informações do Estadão)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade