Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chá de camomila com limão e mel não é remédio contra diabetes ou doenças do coração 435t3z

EXTRATO E ÓLEO DA PLANTA PODEM TER EFEITOS NO SONO E NA ANSIEDADE, MAS NÃO HÁ EVIDÊNCIAS DE BENEFÍCIOS PARA CONDIÇÕES MÉDICAS CITADAS EM VÍDEO QUE VIRALIZOU 295e4h

23 mai 2025 - 10h31
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que o chá de camomila com limão e mel é um remédio natural para dores abdominais, infecções do trato digestivo, estresse, ansiedade, insônia, diabetes, doenças cardíacas, gripe e alívio da congestão sinusal. 32d5

Chá de camomila não é medicamento contra diabetes ou cardiopatias.
Chá de camomila não é medicamento contra diabetes ou cardiopatias.
Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo exagera os benefícios da bebida. Especialistas consultados pelo Verifica explicam que há pesquisas investigando os efeitos da camomila no sono e na ansiedade. Mas esses estudos foram feitos com óleo essencial ou extrato, não com chá, que tem menor concentração de princípios ativos. Logo, não é possível afirmar que qualquer dosagem ou modo de preparo do chá de camomila pode trazer benefícios.

Saiba mais: O vídeo analisado aqui mostra o preparo de chá de camomila por infusão. São acrescentadas gotas de limão e uma colher de mel. A narração atribui diversos benefícios à receita, que é apresentada como um "remédio natural".

A farmacêutica e professora de Fitoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Graça Lins Brandão observa que o vídeo comete erra ao sugerir como tratamento para diabetes um chá adoçado com mel, já que esse alimento eleva a glicemia de forma semelhante ao açúcar comum.

"O limão também é dispensável, pois estas misturas de componentes diferentes das plantas podem comprometer a eficácia do chá", orientou.

O modo de preparo no vídeo também não é o mais recomendado. De acordo com Graça, é melhor não usar os galhos da camomila no chá, pois eles não têm substâncias benéficas.

"Só a flor deve ser usada; os galhos são o que chamamos tecnicamente de 'elementos estranhos' e não devem estar presentes", afirma.

Chá de camomila é remédio?

A professora da UFMG explica que o chá de camomila não pode ser considerado como remédio para os problemas médicos citados no vídeo.

"É bom lembrar que os chás de plantas medicinais, ou fitoterápicos, são indicados apenas para doenças de baixa gravidade", afirmou. "Não é bom tratar doenças graves como diabetes e cardiopatias (doenças do coração) com plantas".

Os fitoterápicos, produtos obtidos a partir de plantas, são divididos em categorias diferentes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O professor de Farmacognosia da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Pecoraro Demarque detalha que existem o medicamento fitoterápico e o produto tradicional fitoterápico.

Os medicamentos fitoterápicos aram por todos os estudos e testes clínicos. Eles são vendidos com bulas dentro de sua embalagem e são autorizados pela Anvisa como qualquer outro remédio.

Um produto tradicional fitoterápico é diferente. O professor da USP explica que a comprovação da eficácia junto à Anvisa pode ser por meio da tradicionalidade do uso.

"Sabe-se que tem efeito porque as pessoas utilizam e reportam, mas não foram feitos testes clínicos que realmente tivessem certeza dessa eficácia", detalhou.

Segundo a Anvisa, os produtos tradicionais só podem ser indicados para tratar doenças consideradas não graves ou que não necessitem de acompanhamento médico. Os chás medicinais são classificados como produtos tradicionais fitoterápicos, porque dificilmente há estudos clínicos comprovando seus efeitos.

Estudos sobre a camomila analisam efeitos sobre sono e ansiedade

A professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) Juliana Rizzo Gnatta afirma que existem pesquisas que analisaram a efetividade da camomila, mas a maioria foi feita com óleo essencial ou extrato da planta. Os efeitos estudados são benefícios no sono e no controle da ansiedade.

O óleo essencial e o extrato apresentam uma concentração maior de princípios ativos da camomila. Diferentemente do chá, em que a planta é diluída em água.

"Como nas pesquisas as dosagens e a frequência de uso importam para os resultados obtidos, não é possível generalizar que o chá preparado com uma dosagem não especificada de camomila e tempo de infusão apropriado terá uma determinada finalidade terapêutica", explicou.

Quanto à receita mostrada no vídeo, Gnatta reforça que não é possível generalizar as indicações de uso. Ela explica que existem diferentes espécies de camomila e múltiplas composições de mel e tipos de abelhas.

"Para que o uso do chá de camomila com limão e mel tenha de fato uma aplicabilidade terapêutica e seja usado como um 'remédio natural', seria necessário um estudo com exatamente essa receita, especificando as doses e concentrações de cada um dos ingredientes, as espécies utilizadas e também a frequência de uso ao dia", concluiu.

Como lidar com postagens do tipo: Desconfie de receitas milagrosas compartilhadas na internet. Pacientes com diabetes e doenças do coração precisam de acompanhamento médico. Nunca interrompa um tratamento antes de falar com um profissional de saúde.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade