Cracolândia esvazia e usuários se espalham pelo centro de SP 202l5q
O cenário na região da Santa Ifigênia mudou de forma repentina nos últimos dias. Um dos pontos de concentração mais tradicionais da Cracolândia, a Rua dos Protestantes, amanheceu praticamente vazia. O fluxo intenso de dependentes químicos, marca da área central da capital paulista, desapareceu quase sem deixar rastro. 5d4a1w
Apesar da redução visível no local, moradores relatam que os usuários aram a se concentrar em outros pontos do centro, como a região do Minhocão, o bairro de Santa Cecília e principais avenidas próximas. A movimentação, segundo testemunhas, teria ocorrido de forma coordenada.
Comerciantes evitam comentar esvaziamento da Cracolândia 3d2z6g
A mudança repentina levantou especulações. Comerciantes da Rua dos Protestantes preferiram o silêncio quando abordados pela imprensa. À CNN, um deles afirmou que a dispersão ocorreu após "uma ordem", sem revelar sua origem ou natureza.
Na terça-feira (13), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), falou sobre o esvaziamento durante entrevista coletiva. Atribuiu a mudança a uma combinação de ações do município e do governo estadual. Também mencionou a atuação da polícia na Favela do Moinho, que teria desmantelado parte do tráfico na área.
"Surpreendeu, verdadeiramente, obviamente que a gente já vinha reduzindo gradativamente, todos os dias vinha reduzindo a quantidade de pessoas lá", afirmou o prefeito.
Segundo ele, o trabalho de remoção é contínuo: "A gente já tem pré-informações de que existe uma movimentação para um outro local e o que que a gente vai estar fazendo? Como a gente está fazendo desde 2022. É trabalho todo dia".
O fluxo acabou ou só mudou de lugar? 1a217
O vice-prefeito Coronel Mello Araújo também se manifestou. Em suas redes sociais, celebrou a redução do fluxo e parabenizou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e demais forças de segurança. Em uma publicação, escreveu que "a imprensa está inconformada porque não há dependentes químicos", além de divulgar imagens de suas ações diretas junto aos usuários.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou uma nota em que destaca "as ações que levaram à redução expressiva do número de pessoas na área entre a Rua dos Protestantes e a General Couto Magalhães".
Segundo a pasta, o secretário Guilherme Derrite reforçou que o foco da gestão tem sido o enfrentamento direto ao tráfico. A estratégia, segundo ele, teria "asfixiado financeiramente o crime organizado, desestabilizando a estrutura que mantinha o fluxo".
A SSP também afirmou ter reforçado o policiamento, intensificado investigações e fechado pontos de lavagem de dinheiro. A queda na criminalidade em 2024 também é citada: roubos caíram 43,9% e furtos, 28,8% em comparação com 2023.
Foram anunciadas novas unidades policiais e treinamentos voltados à abordagem de pessoas em situação de vulnerabilidade. Dependentes químicos, segundo o governo estadual, serão separados de criminosos e direcionados ao Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas para tratamento. Câmeras de monitoramento aram a atuar com foco na identificação de foragidos.
O tenente-coronel Rodrigo Villardi, da Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP, declarou que cerca de 4 mil foragidos da Justiça foram capturados no chamado "fluxo" desde janeiro de 2023. No centro, houve ainda 15,7 mil prisões, além da apreensão de 505 armas de fogo e recuperação de 1,2 mil veículos.
As investigações do Denarc também resultaram no fechamento judicial de hotéis e pensões utilizados para o tráfico, além da apreensão de R$ 200 milhões em bens em ferros velhos usados como fachada para o crime organizado.
Tarcisio Freitas foi o único Governador de toda a historia de São Paulo a conseguir acabar com a cracolandia pic.twitter.com/6yHMPQGRZZ
— Alex Moretti (@Alexmorettibr) May 13, 2025