Enem volta a certificar conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos; veja regras 2465q
MEC publicou no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 23, portaria que detalha a volta da certificação a partir do Enem deste ano z551y
O MEC retomou a certificação de conclusão do ensino médio pelo Enem para maiores de 18 anos, com regras definidas em portaria publicada no Diário Oficial.
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 23, a Portaria nº 382/2025 que estabelece a volta da certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com 18 anos ou mais pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 54d6a
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O ministro da Educação, Camilo Santana, já tinha anunciado a novidade na noite de quinta-feira, 22, em um vídeo nas redes sociais. O chefe da pasta também afirmou que o edital do exame será publicado na noite desta sexta.
O Enem tinha deixado de ter essa função em 2017 e as pessoas buscavam o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para obter o diploma do ensino médio.
Regras para obter a certificação 1l2r6t
Conforme a portaria, o participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:
- ter no mínimo 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame; e
- atingir, em cada área do conhecimento, a pontuação correspondente ao padrão de desempenho básico definido pelo Inep.
Com o resultado, o participante precisará comparecer a uma unidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou a instituições das redes estaduais de ensino que tenham firmado termo de adesão com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e levar a documentação necessária para solicitar o certificado.
Inscrições do Enem 2025 t3r36
As inscrições do Enem 2025 serão abertas de 26 de maio a 6 de junho e deverão ser realizadas na Página do Participante. As provas continuarão sendo aplicadas em dois domingos seguidos, nos dias 9 e 16 de novembro.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil e a nota pode ser usada em programas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).