Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é USP Enem e como se candidatar 3h633h

O USP Enem é mais uma das formas de utilizar a nota no exame para ingressar em um curso superior. 1w6y1k

5 fev 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
USP Enem é um vestibular criado pela Universidade de São Paulo que permite o uso da nota do Enem para ingressar em cursos superiores da instituição.
Imagem mostra universidade USP.
Imagem mostra universidade USP.
Foto: CartaCapital

O USP Enem, chamado oficialmente de ENEM-USP, é uma das maneiras de utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para ingressar na faculdade. Neste caso, a possibilidade é de ingresso em um curso superior na Universidade de São Paulo, uma das melhores do Brasil e da América Latina, que possui alguns cursos entre os melhores do mundo. 1l66z

Não foi bem no Enem e quer gabaritar o próximo? Aprenda com o melhor preparatório por apenas R$ 17,90/mês. 

A instituição pública paulista ou a ter, desde 2024, três possibilidades de ingresso em seus cursos: o vestibular da Fuvest, o Provão Paulista e o USP Enem, um sistema próprio da universidade de seleção de alunos que deu lugar à participação da USP no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que aconteceu a partir de 2023.

O que é USP Enem? 1o23f

O USP Enem é um vestibular criado pela Universidade de São Paulo que, assim como outros vestibulares e programas educacionais, permite o uso da nota do Enem para ingresso em cursos superiores da instituição.

De acordo com a instituição pública paulista, o objetivo do ENEM-USP é selecionar candidatos para matrícula inicial em 1.500 vagas em cursos de graduação, a partir dos resultados do Enem 2024. A distribuição de vagas do processo seletivo foi definida da seguinte maneira:

  • 684 vagas oferecidas para candidatos em modalidade de ampla concorrência;
  • 512 vagas do ENEM-USP são reservadas para estudantes de escola pública;
  • 304 vagas ficam reservadas para estudantes pretos, pardos e indígenas.

Como funciona o USP Enem? 1k262i

O USP Enem recebe inscrições no site específico do vestibular, criado pela Universidade de São Paulo. Para se inscrever, é necessário ter feito a edição do Enem do ano anterior e a classificação dos estudantes depende do desempenho no exame. Portanto, quanto maior a nota, mais provável a possibilidade de aprovação.

Apesar da separação de vagas entre cotas, todas as pessoas inscritas concorrem às vagas de ampla concorrência. Porém, caso um candidato não tenha nota alta o bastante para ar as vagas de ampla concorrência em um determinado curso, ele ará a participar do ENEM-USP pelo sistema de cotas.

O ENEM-USP também oferece diferentes tipos de vagas:

  • Ampla Concorrência (AC): são vagas sem exigência de pré-requisitos;
  • EP-L1: vagas voltadas a pessoas com renda per capita bruta de até 1,5 salário mínimo, que cursaram o Ensino Médio em escola pública;
  • EP-L3: vagas para quem cursou o ensino médio em escola pública, sem exigência de limite de renda;
  • PPI-L2: vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa na família, e que cursaram o ensino médio na rede pública;
  • PPI-L4: vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas, sem limite de renda, que cursaram o ensino médio na escola pública.

Como se inscrever no USP Enem? 4z5b6b

As inscrições para o USP Enem são feitas pela internet, no site da Fuvest dedicado ao ENEM-USP. É preciso registrar-se e informar:

  • F;
  • Dados pessoais;
  • Tipo de concorrência (Ampla Concorrência ou cotas);
  • Área de interesse.

Os cursos disponíveis para inscrição no ENEM-USP são das áreas de Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas; e Ciências Humanas e Sociais.

Os estudantes devem selecionar uma das áreas do conhecimento e, depois, selecionar em ordem de preferência até três opções de curso.

Medicina, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e Ciências da Computação são exemplos de cursos que podem ser ados via USP Enem.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 11,00, cobrada após a inscrição ser finalizada por meio de boleto. O pagamento pode ser realizado até a data de vencimento, via rede bancária ou outro canal eletrônico de pagamento. 

No momento da inscrição, também é possível solicitar isenção da taxa, desde que o candidato faça parte de algum dos grupos abaixo:

É mais fácil entrar na USP pelo Enem ou Fuvest? 1v4d30

Tanto a Fuvest quanto o ENEM-USP são vestibulares oferecidos pela Universidade de São Paulo para ingresso em seus cursos superiores. A Fuvest é um dos vestibulares mais concorridos do país e oferece maior número de vagas em cursos de graduação em comparação com o ENEM-USP.

Já o Enem é uma das provas que mais recebe inscrições, com milhares de candidatos utilizando a nota em outros vestibulares e outros programas de o à universidade.

Por isso, é importante que candidatos avaliem aspectos como:

  • Qual é a nota de corte da Fuvest para o curso pretendido;
  • Se a nota obtida no Enem é alta o suficiente para aumentar as chances de seleção no ENEM-USP;
  • A possibilidade de participar de vestibulares de outras instituições ou de iniciativas como o Prouni, Sisu e Fies.

Também é possível se inscrever para fazer tanto a Fuvest quanto o Enem e usar a nota no ENEM-USP. Caso o candidato seja aprovado em ambos os vestibulares, deverá escolher um deles para iniciar a matrícula na USP.

Que dia sai o resultado do Enem USP 2025? 2a1i6q

A lista de pessoas aprovadas na primeira chamada do ENEM-USP em 2025 foi divulgada em 17 de janeiro, com pré-matrícula online entre 20 e 21 de janeiro. Já entre os dias 24 e 26 de fevereiro, as matrículas poderão ser efetivadas.

Há também a divulgação da segunda chamada de aprovados, a partir de 24 de janeiro, com pré-matrícula entre os dias 28 e 29 do mesmo mês. 

Não perca nenhuma novidade do universo dos vestibulares e fique cada vez mais perto de ingressar no curso superior dos seus sonhos. Navegue pelo Terra Educar!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade