Lula lamenta morte de Sebastião Salgado: 'Usava a plenitude da alma e do coração' 2s2r26
Fotógrafo morreu aos 81 anos, em Paris, na França i1h2o
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou por meio das redes sociais a morte de Sebastião Salgado nesta sexta-feira, 23, aos 81 anos. O fotógrafo lidava com as sequelas de uma malária adquirida nos anos 1990, quando estava na Indonésia. 6g68x
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira. Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade", escreveu Lula.
O artista ficou conhecido internacionalmente por seus trabalhos em preto e branco, priorizando a abordagem de temas humanitários, sociais e ambientais. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, ONG fundada pelo fotojornalista.
"Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração. Por isso mesmo, sua obra continuará sendo um clamor pela solidariedade. E o lembrete de que somos todos iguais em nossa diversidade. Aos seus amigos e familiares, deixo meu forte abraço", homenageou o presidente.
Outras autoridades também lamentaram a morte de Sebastião Salgado. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, chamou o legado de Sebastião Salgado de uma "celebração da vida e da natureza". "Com suas lentes, Sebastião Salgado nos revelou as belezas e injustiças do mundo, congeladas em seus registros fotográficos. Uma celebração da vida e da natureza e um chamado à ação consciente, em prol de um mundo inclusivo e sustentável", disse.
Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira.
Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de… pic.twitter.com/4vjQQ0Tx4u
— Lula (@LulaOficial) May 23, 2025