Conclave terá início em 7 de maio, diz Vaticano 1v1f3r
Ao todo, cerca de 135 cardeais, com menos de 80 anos, vindos de todo o mundo, estão aptos a participar do Conclave ff38
O Conclave para a escolha do novo papa começará em 7 de maio, com 135 cardeais aptos a votar, decisão tomada após a Congregação Geral ocorrida em Roma.
Os cardeais começam na quarta-feira da próxima semana, 7 de maio, a escolha por um novo papa, o chamado Conclave. A informação foi dada primeiro por uma fonte do Vaticano à agência de notícias Reuters, nesta segunda-feira, 28, e confirmada pela instituição logo em seguida. 1w3h48
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o Vaticano, os cardeais presentes em Roma para o funeral do papa Francisco, ocorrido no último sábado, 26, tomaram a decisão nesta segunda, em uma Congregação Geral.
O Conclave acontecerá na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada à visitação durante esses dias. O rito envolve reuniões a portas fechadas em que os cardeais votam em quem querem que ocupe a posição de papa.
Ao final de cada reunião, uma fumaça é liberada pela chaminé da Capela Sistina: se for branca, houve maioria formada e um novo papa foi escolhido; se for preta, uma nova votação ainda ocorrerá.
Ao todo, cerca de 135 cardeais, com menos de 80 anos, vindos de todo o mundo, estão aptos a participar do Conclave. Até o momento, dois já disseram que não irão participar por motivos de saúde. Trata-se do espanhol Antonio Cañizares, arcebispo emérito de Valência, e do bósnio-croata Vinko Puljic, arcebispo emérito de Vrhbosna, ambos de 79 anos de idade, segundo a agência Associated Press.
Do Brasil, sete cardeais devem ir a Roma para participar da votação -- assim como, eles também estão aptos a serem votados. São eles:
- Cardeal eleitor Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos, que foi criado em novembro de 2007;
- Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), de 88 anos, que se tornou cardeal em novembro de 2010;
- João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília e ex-prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, de 77 anos.
- Orani João Tempesta, 74 anos, arcebispo do Rio de Janeiro e o primeiro bispo brasileiro criado cardeal pelo argentino, em fevereiro de 2014;
- Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador, 65 anos, no cargo desde novembro de 2016;
- Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, nascido em 1967 e criado em agosto de 2022.
- Cardeal Leonardo Steiner, 75 anos, arcebispo de Manaus e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2011 e 2019;
- Jaime Spengler, 65 anos, arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da CNBB.
The conclave to elect a new Pope will begin on May 7 according to the Holy See Press Office.
The Cardinals present in Rome made the decision on Monday at their fifth General Congregation.
The conclave will take place in the Vatican’s Sistine Chapel, which remain closed to… pic.twitter.com/3eYiPof4uu
— Vatican News (@VaticanNews) April 28, 2025