"É um sonho realizado": João Fonseca estreia com vitória em Roland-Garros e enfrentará francês na próxima rodada 6s3bk
O melhor tenista brasileiro da atualidade estreou com vitória nesta terça-feira (27) no saibro de Roland-Garros, em Paris, pela primeira rodada do torneio de simples masculino. Aos 18 anos, João Fonseca venceu o polonês Hubert Hurkacz, 28º do ranking mundial, por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/2. 6g1y6y
O melhor tenista brasileiro da atualidade estreou com vitória nesta terça-feira (27) no saibro de Roland-Garros, em Paris, pela primeira rodada do torneio de simples masculino. Aos 18 anos, João Fonseca venceu o polonês Hubert Hurkacz, 28º do ranking mundial, por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/2. 3y1h3e
Maria Paula Carvalho, de Roland-Garros
Apesar da chuva fina que caía em Paris, a torcida brasileira compareceu em peso à quadra 7 do complexo esportivo na zona oeste da capital sa para apoiar o jovem tenista que é a promessa do Brasil na competição, após a derrota, mais cedo, de Bia Haddad Maia para a americana Hailey Baptiste.
A quadra com mais de mil lugares ficou pequena para tanta gente e muitos torcedores com ingresso na mão ficaram de fora. "A organização põe o João para jogar em uma quadra pequena, é um absurdo", lamentou Gustavo Félix, médico de Niterói. "Falta de respeito com os brasileiros que pagaram caro", reforçou Luís Felipe Oliveira, anestesista de Florianópolis, que perdeu o espetáculo dado pelo brasileiro em quadra.
Na 65ª posição do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), João Fonseca pegou um adversário de peso no sorteio de Roland-Garros. Hubert Hurkacz sagrou-se vice-campeão do ATP 250 de Genebra, na semana ada, quando perdeu para o sérvio Novak Djokovic.
O polonês abriu o placar em Paris, vencendo o primeiro game, mas João Fonseca logo mostrou pressão com três aces seguidos. Além do saque, o brasileiro apresentou bons golpes, quebrando duas vezes o serviço do adversário no primeiro set e mantendo a vantagem. A torcida acompanhava: "João Fonseca!"
Hurkacz tentou uma recuperação no segundo set, mas Fonseca não deixou. O desempenho do carioca surpreendeu até o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). "O João está fazendo uma partida magnífica, esplêndida e melhor do que a gente esperava", disse Alexandre Reis de Farias em entrevista à RFI. "Mas os treinos da semana foram muito bons e estamos muito felizes com o rendimento dele em quadra", completou.
O jovem tenista demonstrou força e controlou o jogo, terminando o duelo em 3 sets 0, em 1h40 minutos, sem dar chances ao adversário. "O Brasil fica com o coração quentinho depois dessa vitória", disse Leonardo Orsi de Souza, empresário brasileiro que gritava emocionado na arquibancada "O João deu aula para este polonês", acrescentou.
A RFI também conversou com familiares de João Fonseca logo após o ponto decisivo. "Estamos muito felizes com mais essa vitória do João e estamos muito otimistas", disse Paula Fonseca, tia do jogador. "O João sempre surpreende, a gente coloca muita fé nele por isso. Foi demais! O adversário joga muito e a gente não esperava que a vitória fosse tão avassaladora", acrescentou ela.
Sonho de adolescente 6r12
Na entrevista aos jornalistas após a partida, João Fonseca agradeceu o apoio da torcida. "É sempre bom jogar na frente dos brasileiros e eu aproveitei cada momento da minha primeira vez em Roland-Garros. Um sonho se torna realidade", disse. "É um sonho, o Guga [Kuerten] é uma lenda no Brasil por seu tênis e por seu carisma. É uma honra estar aqui tendo uma ótima performance na frente da torcida brasileira", completou.
Perguntado sobre as possíveis comparações com Gustavo Kuerten, ele disse que prefere não pensar a respeito. "Expectativas sempre vão existir, mas eu preciso ficar focado, jogar o melhor que eu posso, manter a boa forma", disse. "Estou aprendendo muito nesse circuito e só quero continuar pensando na minha rotina no tênis e ser o mais agressivo que eu puder", acrescentou.
Fonseca tem conquistado resultados expressivos no circuito internacional, tornando-se uma sensação do tênis mundial na atualidade e arrancando elogios dos principais nomes da modalidade. Este ano, ele venceu o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e os Challengers de Phoenix, nos EUA, e Camberra, na Austrália.
O carioca enfrentará na segunda rodada o francês Pierre Hughes-Herbert, que venceu o duelo desta tarde contra o conterrâneo Benjamin Bonzi. "Herbert é um grande amigo meu, nos últimos torneios ficamos amigos, é um cara trabalhador, e agora está tendo bons resultados na chave de simples", disse João Fonseca sobre o próximo adversário. "Vai ser difícil pelo jogador, mas também pela torcida", concluiu, dizendo que espera contar com o apoio dos brasileiros mais uma vez.