Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Leão XIV faz 1ª nomeação de mulher para 'ministério' no Vaticano 2bc6q

Merletti será secretária do Dicastério de Vida Consagrada 46t4k

22 mai 2025 - 08h14
(atualizado às 08h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Leão XIV fez a primeira nomeação curial de seu pontificado nesta quinta-feira (22) e seguiu o legado de Francisco ao escolher uma mulher para um cargo de alto escalão em um dos dicastérios do Vaticano. 73623o

Prevost indicou Tiziana Merletti como secretária
Prevost indicou Tiziana Merletti como secretária
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Robert Francis Prevost indicou a irmã Tiziana Merletti, ex-superiora-geral das Irmãs Franciscanas dos Pobres, como secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O Dicastério, que é responsável pelas ordens e congregações religiosas, bem como pelos institutos seculares, já é liderado por uma mulher, cuja nomeação foi feita pelo papa Francisco, em janeiro deste ano.

Simona Brambilla substituiu o cardeal brasileiro João Braz de Aviz e é considerada a primeira mulher "prefeita" a chefiar um departamento do Vaticano. Com a nomeação de hoje, o "ministério" terá duas mulheres em cargos de alto escalão.

Merletti nasceu em 30 de setembro de 1959 em Pineto, na região de Abruzzo, no centro da Itália. Em 1986, emitiu a primeira profissão religiosa no Instituto das Irmãs Franciscana dos Pobres.

A religiosa italiana obteve a licenciatura em Direito em 1984 e, em 1992, fez o doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma.

De 2004 a 2013 foi superiora-geral do seu Instituto religioso. Atualmente, é docente na Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e colabora como canonista na União Internacional das Superioras Gerais. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade