Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é a bênção Urbi et Orbi, dada pelo novo papa? 1k5v38

O termo em latim significa "à cidade [de Roma] e ao mundo" 5q663c

8 mai 2025 - 14h23
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A bênção Urbi et Orbi, dada pelo novo papa da varanda da Basílica de São Pedro, é uma tradição dirigida "à cidade de Roma e ao mundo", realizada no Natal, na Páscoa e na escolha de um novo pontífice.
Foto: Mondadori Portfolio/GettyImages

Milhares de fiéis se encontram reunidos na Praça de São Pedro à espera da chegada do novo papa, que foi escolhido nesta quinta-feira, 8. v4b5q

Da varanda da Basílica de São Pedro, o novo pontífice, Leão XIV, deu a sua bênção Urbi et Orbi. O termo em latim significa "à cidade [de Roma] e ao mundo".

A tradição é que a bênção Urbi et Orbi seja dada em três ocasiões: no Natal, na Páscoa e no momento de escolha do novo papa.

Um dia antes de morrer, Francisco deu a sua última bênção Urbi et Orbi, no domingo de Páscoa deste ano. Em sua mensagem, o então papa fez um pedido pela paz, citando conflitos pelo mundo, como a guerra na Ucrânia e a situação da Faixa de Gaza.

Há ocasiões excepcionais em que um pontífice pode dar a bênção Urbi et Orbi. No caso de Francisco, ele escolheu por ler uma mensagem do tipo dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a pandemia de covid-19, em 2020, mesmo não sendo data de Natal ou Páscoa.

Além da mensagem do papa, a bênção é seguida por uma oração em latim, que seria dessa forma caso traduzida para o português:

“Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, dos quais no poder e julgamento confiamos, intercedam por nós até o Senhor. R.: Amém.

Que por meio das orações e dos méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, o Deus onipotente mostre compaixão à vós, e quando perdoados todos os vossos pecados, Jesus Cristo vos conduza à vida eterna. R.: Amém.

Que o Senhor Todo Poderoso e misericordioso vos conceda indulgência, absolvição, e remissão de todos os vossos pecados, espaço para um verdadeiro e frutuoso arrependimento, mesmo o coração arrependendo-se sempre, e a benção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras. R.: Amém.

E que a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre. R.: Amém.”

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade