'Sentimento': Depois de 24 anos no PSDB, Eduardo Leite se filia ao PSD 2r4i2
Depois de 24 anos no PSDB, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assinou sua filiação ao PSD nesta sexta-feira (9). A cerimônia de filiação ocorreu em São Paulo. 2g34e
"Eu tive mais tempo de vida no PSDB do que fora do partido. Eu estive 24 anos em um partido político e procurei um caminho por onde eu possa me enxergar por uma longa jornada, por muitos e muitos anos. Então, quando foi falado aqui que 'para o PSD você vem e não se preocupe em procurar outro caminho depois porque aqui será bem acolhido', eu venho com esse sentimento."
Além do presidente do PSD, Gilberto Kassab, estiveram presentes o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, parlamentares e outros integrantes do partido e aliados. Como pano de fundo desta troca está o desejo de Leite de concorrer à Presidência da República em 2026.
A partir de hoje, sou filiado ao PSD!
Dou esse o com serenidade, confiança e muita disposição para seguir contribuindo com o Rio Grande do Sul e com o Brasil. A política precisa voltar a ser ponte, e não muro. Voltar a unir, e não a dividir. pic.twitter.com/dhnaW8cEKh
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 9, 2025
Reação do PSDB 231i3w
O partido, em nota, lamentou a saída de Leite. "Lamentamos que essa decisão ocorra exatamente no momento em que o PSDB está se reconstruindo e se fortalecendo para voltar a liderar um projeto nacional de centro, longe dos extremos. A fusão com o Podemos, caminho que estamos construindo para fortalecer o PSDB, contou inclusive com o voto do próprio governador Eduardo Leite."
Paulo Serra, Presidente da Executiva Estadual do partido em São Paulo, também emitiu nota lamentando a saída do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, da sigla. "De toda forma, desejo boa sorte a ele. Pode ser um fim, ou um recomeço; um ponto final, ou uma vírgula; um vale, ou uma ponte. Ainda não consigo saber! O que sei é que está na hora da Política no Brasil se reinventar. Nós, detentores dos valores históricos do PSDB do estado de São Paulo, seguiremos firmes no propósito da fusão com o Podemos, porque entendemos que nosso País é muito maior que só dois lados."