Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sindicato de irmão de Lula é descredenciado após operação da PF por fraudes no INSS 2z1z28

24 abr 2025 - 17h35
Compartilhar
Exibir comentários

Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) colocou sob suspeita o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A entidade, investigada por envolvimento em descontos irregulares sobre benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi alvo de mandado de busca e apreensão na quarta-feira (23) e teve o descredenciamento determinado pela Justiça. x5s6k

Frei Chico, irmão de Lula
Frei Chico, irmão de Lula
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

A investigação apura um esquema de descontos associativos aplicados sem autorização em aposentadorias e pensões. De acordo com os órgãos responsáveis, o prejuízo estimado aos beneficiários chega a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Quanto o INSS reou indevidamente a sindicatos? 48373l

Segundo os investigadores, diversas entidades, entre elas o Sindnapi, teriam autorizado cobranças irregulares diretamente dos benefícios pagos pelo INSS. Ao todo, foram expedidos 211 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens que somam mais de R$ 1 bilhão. A operação também resultou no afastamento de seis servidores públicos e em seis prisões temporárias no Distrito Federal e em outros 13 estados.

O então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, também foi afastado das funções e, posteriormente, pediu demissão do cargo.

Em nota, o Sindnapi declarou que "a proteção dos direitos dos aposentados é uma prioridade fundamental para garantir uma sociedade mais justa e solidária". A entidade acrescentou que "quando surgem denúncias de descontos irregulares nos benefícios, é essencial que essas alegações sejam levadas a sério e investigadas de forma rigorosa".

A nota ainda destaca que "uma investigação séria e transparente ajuda a identificar possíveis irregularidades" e que o sindicato "apoia a investigação das denúncias de irregularidades nos descontos em benefícios dos aposentados".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade