Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo descobre que alimentos com antioxidantes rejuvenescem a pele; entenda 6h2h6r

De acordo com especialistas, as comidas com nutrientes inibidores da oxidação ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres 3e3p3d

20 mai 2025 - 16h39
Compartilhar
Exibir comentários

As comidas com essas propriedades ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres, responsáveis por afetar a pele
As comidas com essas propriedades ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres, responsáveis por afetar a pele
Foto: Canva Equipes/Olga Kriger / Bons Fluidos

Quais alimentos contribuem para a pele? u1fc

De acordo com a pesquisa da Universidade de Messina, as comidas ricas em antioxidantes são as principais responsáveis por garantir o rejuvenescimento de órgão. Especialistas explicam que o envelhecimento da pele ocorre naturalmente com o avanço da idade. Entretanto, fatores externos, como a exposição solar, que aumenta a produção de radicais livres, ajudam a acelerar esse processo.

Em contraposição, os nutrientes inibidores da oxidação reduzem os danos causados por essas moléculas. Um exemplo é a vitamina C, presente em frutas cítricas e vermelhas, como o morango. Esse composto ainda estimula a produção de colágeno, auxiliando a estruturação e firmeza da pele. Além disso, grãos e leguminosas apresentam a mesma função.

Por isso, os profissionais recomendam incluir no cardápio o amendoim (cerca de 28 gramas por dia), assim como o grão-de-bico (três colheres de sopa). Este último é especialmente benéfico, pois contém vitamina E, que contribui para aumentar a elasticidade da pele e prevenir a formação de rugas.

O que evitar? 1k4cl

Ao revisar diferentes estudos que relacionavam a saúde da pele com a alimentação, os estudiosos italianos também buscaram entender quais comidas podem impactar o órgão negativamente. Desta forma, eles descobriram que os insumos gordurosos e ultraprocessados - ricos em gordura trans - contribuem para o envelhecimento.

Ademais, os pesquisadores alertaram sobre o consumo excessivo de carboidratos simples e açúcar refinado. Isso porque esses alimentos potencializam o processo de glicação, causando flacidez, rugas, perda de elasticidade e o aparecimento de manchas.

"Ela, por conseguintes, leva à perda de colágeno, o que aumenta a penetração dos raios ultravioleta na pele, formando mais radicais livres que aceleram o processo ligado ao açúcar, ao envelhecimento e à pigmentação", explicou o dermatologista Beni Grinblat, à 'Agência Einstein'.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade