Estudo relaciona o consumo de café, arroz e ovos a níveis mais altos de substâncias químicas tóxicas no corpo 3l546v
Trabalho aponta que dieta rica em vegetais, grãos integrais e leguminosas pode reduzir níveis de PFAS no organismo 3h6610
O consumo frequente de café, arroz branco e ovos pode levar a um maior acúmulo de PFAS no organismo, segundo um estudo recente publicado na Science Direct. A pesquisa também relaciona o consumo de frutos do mar e carne vermelha à presença dessas substâncias no corpo humano e alerta para a ampla disseminação desses compostos no meio ambiente — com possíveis efeitos especialmente preocupantes para gestantes, o leite materno e recém-nascidos. 21536k
Os pesquisadores analisaram amostras de mais de 3 mil mulheres grávidas, com base nos dados do estudo de coorte de nascimentos de New Hampshire — originalmente criado para investigar os efeitos da exposição a contaminantes ambientais presentes na água potável.
Os resultados indicam que alimentos básicos e amplamente consumidos em todo o mundo, como arroz branco, café e ovos, podem conter níveis mais elevados de substâncias químicas potencialmente tóxicas do que outros produtos. Além disso, o consumo de frutos do mar e carne vermelha também foi associado a altos níveis de PFOS, um dos compostos PFAS mais comuns.
Os PFAS formam uma das famílias de compostos químicos mais amplamente utilizadas atualmente pela indústria, graças à sua grande versatilidade e às propriedades únicas que oferecem para diversas aplicações. Eles estão presentes em uma enorme variedade de itens do cotidiano — de produtos de maquiagem a utensílios de cozinha, tintas, vernizes, móveis, sapatos e carpetes.
...
Veja também
Ovo: benefícios, nutrientes, como consumir e receitas
Café: veja 12 benefícios e a quantidade recomendada
Como fazer arroz? Conheça receitas e benefícios
Alzheimer pode começar muito antes dos sintomas: estudo revela um de seus mecanismos iniciais