Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Acadêmicos de Niterói é campeã da Série Ouro e sobe ao Grupo Especial em 2026 2m4o22

A escola desfilará pela primeira vez na elite do carnaval 594m2g

6 mar 2025 - 18h52
(atualizado às 19h02)
Compartilhar
Exibir comentários
A Acadêmicos de Niterói é a campeã da Série Ouro pela primeira vez.
A Acadêmicos de Niterói é a campeã da Série Ouro pela primeira vez.
Foto: Ronaldo Nina / Riotur

A Acadêmicos de Niterói foi a grande campeã da Série Ouro do carnaval do Rio de Janeiro deste ano. Com 269,5 pontos, a escola desfilará pela primeira vez como parte do Grupo Especial em 2026. 101p19

  • Acompanhe todas as notícias do carnaval no Terra e fique por dentro de tudo que acontece dentro e fora das arelas dos samba!  

Com o enredo "Vixe Maria", a azul e branca levou para a Marquês de Sapucaí um espetáculo inspirado nas tradicionais festas juninas do Nordeste. O desfile aconteceu na segunda noite da Série Ouro, no sábado, 1º, com a escola trazendo toda a atmosfera das celebrações de São João. O enredo foi ambientado em Maracanaú, no Ceará, uma das maiores festas juninas do Brasil.

A Acadêmicos de Niterói desfilou como penúltima agremiação da noite e conquistou o público com alegorias e fantasias ricas em referências culturais. O carro abre-alas trouxe uma imponente fogueira representando o fogaréu típico das quadrilhas juninas, enquanto as baianas vieram vestidas de milho verde, reforçando a temática nordestina.

A vitória da Acadêmicos de Niterói marca um momento histórico para a cidade, que agora terá duas escolas no Grupo Especial do carnaval carioca. A azul e branca se junta à Unidos do Viradouro, campeã do carnaval do Rio em 2020, consolidando Niterói como um dos polos do samba fluminense.

Com o enredo sobre festas juninas, a escola desfilou na segunda noite, no sábado (1º).
Com o enredo sobre festas juninas, a escola desfilou na segunda noite, no sábado (1º).
Foto: Marcelo Martins / Riotur

Como foi a apuração? 76s1c

A apuração aconteceu na tarde desta quinta-feira, em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Durante a leitura das notas, a disputa pela liderança foi acirrada, com Niterói competindo ponto a ponto contra União da Ilha e Porto da Pedra até os três últimos quesitos. No entanto, a escola conseguiu se destacar e se manteve à frente até o fim. A Estácio de Sá ainda chegou a ameaçar a liderança após o penúltimo quesito, mas a Acadêmicos de Niterói garantiu o título ao não perder pontos na avaliação da bateria.

O julgamento deste ano contou com um fator atípico. Devido ao incêndio ocorrido no início de fevereiro na fábrica de fantasias Maximus Confecções, as escolas Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte desfilaram como hors-concours, ou seja, não foram avaliadas nem puderam ser rebaixadas. O incêndio, que deixou um aderecista morto e mais de 20 pessoas feridas, impactou diretamente os preparativos das agremiações.

Com isso, apenas 13 das 16 escolas da Série Ouro foram avaliadas pelos 36 jurados, que analisaram nove quesitos, com quatro jurados responsáveis por cada um.

Rebaixamento na Série Ouro 4o6i45

Enquanto a Acadêmicos de Niterói comemora sua ascensão, a competição também definiu os rebaixamentos. As escolas São Clemente e Tradição não conseguiram pontuação suficiente e foram rebaixadas para a Série Prata, onde desfilarão na Intendente Magalhães no próximo carnaval.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade