Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

J.K. Rowling reage a pedidos de demissão de Paapa Essiedu, escalado em série de 'Harry Potter' 501r3b

Ator, que viverá Snape na produção, assinou petição pedindo que estúdios e imprensa se comprometam a defender a comunidade transgênero f6s1

6 mai 2025 - 15h21
Compartilhar
Exibir comentários
J.K. Rowling, autora de 'Harry Potter'
J.K. Rowling, autora de 'Harry Potter'
Foto: @jkrowling_official via Instagram / Estadão

Semanas depois de ser anunciado como Severus Snape na série de Harry Potter, Paapa Essiedu foi alvo de críticas dos fãs de J.K. Rowling, criadora da franquia, após uma petição de vários atores e cineastas que pede que estúdios e imprensa se comprometam a defender a comunidade transgênero. Nas redes sociais, usuários têm pedido que a autora, creditada como produtora da nova adaptação da HBO, demitisse Essiedu. Em sua conta no X, antigo Twitter, Rowling disse que não tem autoridade para dispensar membros do elenco e que, mesmo se tivesse, não o faria. 3f5c35

"Não tenho o poder de demitir um ator da série e não o faria se tivesse. Não acredito em tirar o trabalho ou o sustento de alguém porque eles têm crenças protegidas legalmente que diferem das minhas", escreveu a autora.

Rowling e a franquia Harry Potter têm sido muito criticados nos últimos anos por causa das declarações transfóbicas da autora e seu apoio financeiro a grupos políticos que defendem a cassação dos direitos de pessoas transgênero no Reino Unido. Famosos como Pedro Pascal (The Last of Us) e Nicola Coughlan (Bridgerton) se pronunciaram contra a escritora e a franquia nas últimas semanas.

Além de Essiedu, o elenco da nova série de Harry Potter conta com John Lithgow, Nick Frost, Janet McTeer, Paul Whitehouse e Luke Thallon. A estreia está prevista para 2026.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade