ABL tem agora dois poderosos jornalistas da TV Globo entre os seus imortais 4h6b20
Comentarista de economia e política, Miriam Leitão se junta a outras personalidades de mídia na centenária instituição 6w45
A eleição de Miriam Leitão, de 72 anos, para a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras foi festejada nos bastidores da Globo e GloboNews, onde a jornalista atua desde 1996. 1r333z
Ela se junta a outro funcionário igualmente poderoso, o comentarista Merval Pereira, 75, atual presidente da instituição literária que teve o fundador da TV Globo, Roberto Marinho, falecido em 2003, como membro.
Entre os imortais – como são chamados os acadêmicos da ABL – há outras personalidades midiáticas, a exemplo da atriz Fernanda Montenegro, 95 anos, o cantor Gilberto Gil, 82, e o escritor Paulo Coelho, 77.
Com espaço privilegiado no ‘Bom Dia Brasil' e dona de programa com seu nome na GloboNews, Miriam Leitão se tornou voz importante em defesa da democracia (foi torturada na época da ditadura, quando estava grávida) e do pensamento progressista. É alvo de frequentes ataques de radicais da direita.
Além do trabalho diante das câmeras e em coluna no jornal ‘O Globo’, ela já lançou 16 livros. Desde literatura infantil até análise sobre a situação econômica do País e também uma reflexão a respeito da destruição da Amazônia.
Os dois filhos de Miriam Leitão são também jornalistas e escritores: o repórter da Globo Vladimir Netto e o colunista de ‘Veja’ Matheus Netto.
