Deu ruim! Mario Frias vira réu por divulgação de fake news sobre Lula 1h4b6u
Mario Frias disse que sigla em boné de Lula tinha relação com o crime organizado 24642f
A Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou uma denúncia contra o deputado federal Mario Frias (PL-SP) por disseminação de desinformação durante as eleições presidenciais de 2022. A ação penal foi instaurada pela juíza Cecília Pinheiro da Fonseca, da 6ª Vara Eleitoral de São Paulo, a partir de uma acusação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). 1a5g1d
O caso envolve uma publicação feita por Frias durante a campanha, na qual comparava imagens do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula aparecia utilizando um boné com a inscrição "X", enquanto Bolsonaro vestia um boné da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O conteúdo divulgado pelo deputado afirmava, de maneira enganosa, que "X" significava "cupincha", um termo pejorativo vinculado ao crime organizado. Entretanto, o MPE esclareceu que a sigla "X" é, na verdade, uma abreviação de "Complexo", referência a comunidades do Rio de Janeiro. O boné em questão foi produzido por moradores do Complexo do Alemão e entregue a Lula como um presente durante a campanha eleitoral.
O promotor Silvio Marques argumentou na denúncia que a postagem de Mario Frias tinha a intenção de associar Lula a facções criminosas, induzindo os eleitores a crerem em uma relação inexistente entre o então candidato e o crime organizado. O objetivo seria impactar negativamente a imagem do petista junto ao eleitorado.
Veja foto dele! 3ju11
Ver essa foto no Instagram