Fusquinha azul de Mujica que recebeu oferta de sheik e 'deu carona' para Lula 27434l
Ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica morreu hoje aos 89 anos nesta terça-feira, 13, no Uruguai 1g6a6
O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, que morreu hoje aos 89 anos, entrou para a história como um ex-guerrilheiro, agricultor e político conhecido pela simplicidade e coerência com as quais vivia sua vida, mesmo após ocupar o cargo mais importante do Uruguai. O político, que enfrentava um câncer no esôfago, também ficou conhecido por dirigir um Volkswagen Fusca 1987, azul-claro, que também se tornou um dos símbolos de sua austeridade. 264tj
O fusquinha azul 'deu carona' para Lula, em 2023, e chegou a receber proposta milionária de compra de um sheik árabe, durante a reunião do Grupo dos 77 (G77), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, em 2014.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na época, um jornal local afirmou que Mujica chegou a considerar a venda. "Não tenho compromisso com o metal [...] Se me perguntam sobre Manuela [cachorrinha de estimação], as coisas mudam", disse ele na época, segundo a BBC.
O político ainda explicou que era dono de dois fuscas, o mais famoso da cor azul-clara e outro azul-escuro, e enviaria o dinheiro da venda para um programa social do governo voltado para a construção de moradias populares. Não há informações se o ex-guerrilheiro, de fato, vendeu um dos carros.
O veículo também foi utilizado em 2023 para oferecer uma 'carona' para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ambos se encontraram na chácara de Pepe, em Montevideu, no Uruguai, em 2023. Além do eio de carro pela região, Lula e Pepe também conversaram num encontro que durou mais de duas horas.
Morte de Pepe Mujica 2y4027
José “Pepe” Mujica enfrentava um câncer no esôfago e havia anunciado, em janeiro deste ano, que a doença tinha se espalhado.
"O câncer no esôfago está colonizando o fígado. Não tem nada que eu faça que consiga parar. Por quê? Porque sou um idoso e porque tenho duas doenças crônicas. Meu corpo não aguenta", disse Mujica, ao jornal uruguaio Búsqueda, em 7 de janeiro de 2025.
Na última segunda-feira, 12, a esposa do líder político uruguaio, Lucía Topolansky, anunciou que ele estava em estado terminal e sob cuidados paliativos. De acordo com a senadora, os médicos estavam tentando “fazer isso acontecer da melhor forma possível”, mantendo-o sem dor, capaz de dormir e sem ansiedade.
A informação da morte de Mujica foi confirmada por Yamandú Orsi, presidente do Uruguai, que lamentou a perda. “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, militante, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido Velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo.”