Melhor estratégia para um camarote negro no BBB23 é ser planta 5124i
O racismo não permite erro da pessoa negra, logo um equívoco no jogo pode custar mais do que o prêmio do programa 4ic4j
Mais um dia de eliminação e mais uma pessoa negra deixa a casa do BBB23. Dessa vez foi a miss Alemanha Domitila Barros. Durante a entrevista com eliminado, Domi, apenas para os íntimos, deu um show de carisma, oratória e conhecimento sobre questões sociais. Falou sobre seus erros, seus projetos sociais e bateu um papo emocionante com Dr. Fred. Esse pouquíssimo tempo de tela fora da casa já fez muita gente especular sobre o ótimo pós-BBB da sister e, como o comparativo sempre existe nesses casos, o nome da Bruna Griphao surgiu e uma galera falou sobre como o pós dela tende a ser ruim. 2r5c46
Uma das mensagens que li dizia: “Mal posso esperar pra ver o pós de Bruna Griphao, onde veremos ela interpretando a mulher que joga pedra em Maria Madalena 4 na rede record”. Fiquei surpreso com a expectativa da galera, porque, sinceramente, vejo ela com um bom pós. Não a vejo deixando de permear o elenco da Globo, deixando de participar dos programas da casa, tão pouco sendo cobrada pelos seus comportamentos.
Essa reflexão sobre Griphao me fez espelhar e começar a refletir sobre os camarotes negros nas edições do BBB. Nessa reflexão me veio que o único camarote negro que teve participação ativa no jogo e teve um ótimo pós foi o Babu. Algumas pessoas podem achar que o Lucas Penteado poderia estar na lista, mas a situação dele foi muito específica. Não à toa, de lá para cá, ele já perdeu mais de 3 milhões de seguidores. Outra galera pode falar do PA, do DG e da Lina, que eu gosto muito, principalmente Lina e DG, mas sejamos sinceros, eles, por mais carisma que tivessem, tinham aquela gana pelo game.
Quando pensamos em Brunna Gonçalves, Camilla de Lucas, Pocah, Marvvila, Gabriel Santana e os que citei acima, vemos que para pessoas negras serem vistas como planta é uma estratégia interessante. A verdade é que o BBB21 já tinha nos atentando sobre isso. O que foi feito com Karol Conka foi uma das coisas mais terríveis da história da TV brasileira. O público convenientemente esquece que até o filho dela sofreu ameaças. Projota foi outro que caiu no limbo, Nego Di, por mais que não concorde com 99% do que ele fala, teve um cancelamento que brancos que fizeram coisas similares a ele não sofreram.
Ter um ótimo pós não pode ser analisado com base na bolha de que fazemos parte, inclusive acredito que o dinheiro e a fama vêm quando o participante consegue aceitação geral. É por isso que, dentre todos do BBB23, o que mais me preocupa nesse sentido é o Nicácio que, apesar de para muitos ter sido o protagonista do reality, foi o que levantou a bandeira da questão racial e até charge comparando ele com Hitler fizeram. O que nos mostra que pessoas negras nem precisam errar para que questionamentos sejam feitos sobre ela.
O privilégio branco não é apenas sobre a questão de renda. Quando a Sarah foi chamada de baixa pela Bruna, o que ela disse? Que seria baixa se agisse como ela. Algo similar foi dito pela Domitilla quando via a galera branca colocando dedo na cara, xingando e se exaltando. Isso porque pessoas negras são colocadas em caixas e não têm nem o direito de levantar a palavra. Quando Sarah discutiu com Fred Desimpedidos e ele a mandou tirar o dedo da cara dele, não apareceu ninguém para falar “ou quê">Por questões como essas que muitos artistas negros preferem não ir para o BBB, principalmente os que têm um letramento racial mais maduro. Eles sabem que enquanto estiverem indo de acordo com a expectativa alheia, serão tolerados, mas não favoritos. E na primeira quebra de expectativa serão cancelados e jamais acolhidos. Talvez por isso tivemos tão poucos camarotes negros de grande expressão.