Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nem ser criança poupa uma pessoa negra do racismo

A destruição da autoestima de crianças negras é tolerada no Brasil, mas o intolerável é ver agressores nunca sendo punidos

13 jul 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
 Injúria racial é crime e deve ser combatido de forma veemente
Injúria racial é crime e deve ser combatido de forma veemente
Foto: iStock

Uma das facetas mais cruéis do racismo é quando ele atinge as crianças negras. Nos últimos dias, tivemos novamente meninas negras como alvo de atos racistas. A Miss Minas Gerais Kids foi vítima desse ato de ódio, e tudo graças a um pedido dela, que sente falta de representatividade nas princesas dos desenhos animados. A criança só disse que as princesas podiam arrumar o cabelo como o dela. Isso foi o suficiente para a miss mirim ser vítima das agressões.

O ocorrido não é, de maneira alguma, uma exceção. Ana Victoria, de 11 anos, é outra menina negra vítima de racismo e outra menina negra que teve seu cabelo atacado. Ela se tornou modelo de tranças, após vencer um concurso, e, o que era para ser algo superanimador, virou motivo para seus colegas de turma serem racistas.

"Eu fiquei muito triste porque ninguém queria mais falar comigo", disse a menina. Ana Victoria recebeu apoio nas redes sociais, como da atriz Taís Araújo que disse “Ana Victoria, você é linda, seu cabelo é lindo, sua pele brilha de tão iluminada, seu nariz é perfeito.” A atriz foi maravilhosa a enaltecer a beleza da criança e ratificar sua beleza para que assim não se abale pelo racismo recreativo de seus colegas de classe.

Como explicar o racismo para uma criança?

Sempre que o assunto são crianças negras precisamos agir de forma mais rápida. Afinal, como explicar para elas que vivemos em uma sociedade majoritariamente negra, mas que pessoas como ela, na grande maioria das vezes, estão em situações de vulnerabilidade ou subalternidade">A certeza da impunidade é um dos pilares que mantém os racistas colocando todo seu ódio a pessoas negras para fora. Uma grande parcela da população que fala tanto na defesa da criança se cala em casos como esse, deixando assim bem nítida qual a cor das crianças que elas acreditam que merecem atenção e cuidados.

Fonte: Luã Andrade
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade