Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Miriam Leitão não escreveu texto dizendo que rombo no INSS ajudaria a controlar inflação 3v6g4g

JORNALISTA DESMENTIU NAS REDES SOCIAIS CONTEÚDO FALSO; MONTAGEM SE APROVEITA DE IDENTIDADE VISUAL DO JORNAL 'O GLOBO' 1x55g

16 mai 2025 - 12h21
Compartilhar
Exibir comentários

O que está sendo compartilhado: imagem mostraria publicação na coluna da jornalista Miriam Leitão, no jornal O Globo. Ela teria escrito que o rombo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seria "a luz no fim do túnel para a salvação da economia e o controle da inflação". 1p6a6d

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não existe nenhuma publicação com esse título na coluna de Miriam Leitão. A montagem não segue o padrão das manchetes do jornal O Globo, que nunca coloca ponto final em seus títulos. A jornalista desmentiu o conteúdo em seu perfil no X (antigo Twitter).

Saiba mais: O texto falsamente atribuído a Miriam afirma que os descontos nos benefícios deixariam os aposentados com menos recursos, o que reduziria o consumo e, consequentemente, a circulação de dinheiro na economia, o que levaria à queda da inflação. Mas a publicação é falsa.

Em seu perfil no X, a jornalista desmentiu o conteúdo. Ela compartilhou uma entrevista concedida ao Fato ou Fake, serviço de checagem de fatos do G1. Miriam ressaltou que nunca escreveu a coluna e classificou como "tosca" a lógica de que "menos dinheiro circulando levaria à queda da inflação".

"Eu nunca escrevi isso, nem escreveria", afirmou ao G1. "Tenho defendido o oposto: que o governo precisa ser eficiente e rápido em devolver o dinheiro às pessoas lesadas por esse roubo. Esse raciocínio é tosco, e eu evidentemente jamais o formularia. Está claro que é falsificado por quem tenta tirar a credibilidade de quem está dizendo, como eu, que é preciso investigar tudo nesse roubo que começou no governo Bolsonaro".

Na montagem, aparece a informação de que a coluna teria sido publicada no dia 13 de maio às 19h30. Porém, não há registro de nenhuma publicação nesse horário nos arquivos do blog. A mais próxima, publicada às 18h48, trata do desempenho do real entre as grandes moedas em 2025.

Miriam Leitão foi alvo de diferentes boatos desmentidos pelo Estadão Verifica. Recentemente, em parceria com o Projeto Comprova, mostramos que a jornalista não foi anistiada nem participou de assaltos a bancos durante a ditadura.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade