Papa Leão XIV vai manter provisoriamente todas as posições da Cúria 3v476h
De acordo com comunicado, o novo pontífice diz que irá manter os chefes e membros das instituições 3w4f26
O papa Leão XIV afirmou que irá manter, provisoriamente, todas as posições das Instituições da Cúria Romana. O novo pontífice iniciou seus compromissos oficiais na manhã desta sexta-feira, 9. 50551j
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em um comunicado à imprensa, o Vaticano afirmou que deseja reservar um tempo para reflexão e oração antes de decidir por qualquer nomeação ou confirmação definitiva.
“Sua Santidade Leão XIV expressou a vontade de que os Chefes e Membros das Instituições da Cúria Romana, bem como os Secretários e o Presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, continuem, provisoriamente, em seus respectivos cargos donec aliter provideatur. O Santo Padre deseja, de fato, reservar um certo tempo para reflexão, oração e diálogo, antes de qualquer nomeação ou confirmação definitiva”, diz o comunicado.
Próximos compromissos 54m6f
Após a missa “pro ecclesia”, o próximo compromisso de Leão XIV será no domingo, 11 de maio. O novo Bispo de Roma recitar a oração Regina Coeli (Rainha do Céu) na Sacada Central da Basília de São Pedro ao meio-dia (7h no horário de Brasília).
Por fim, o último compromisso oficial anunciado do Santo Padre acontece na segunda-feira, 12, às 10h (5h no horário de Brasília), quando se reunirá na Sala Paulo VI com todos os profissionais de imprensa credenciados e que cobriram os eventos das últimas semanas, desde a morte de Francisco.
“Habemus papam” 235729
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito para o cargo no segundo dia de conclave, no início da tarde desta quinta-feira, 8. Ele é o primeiro norte-americano a ser escolhido pela Igreja Católica e era muito próximo de Francisco. O nome escolhido para seguir o papado foi “Leão XIV”.
A apresentação do Sumo Pontífice foi feita ao mundo, por volta das 14h10, diretamente da Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo primeiro dos cardeais diáconos, o cardeal Dominique Mamberti.
Antes do anúncio, ocorrido uma hora após a fumaça ter sido emitida, o cardeal caminhou até a beira da sacada, fez uma pausa e logo pronunciou o famoso 'Habemus Papam'.
"Anuncio-vos uma grande alegria, temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Robert Francis Prevost. Cardeal da Santa Igreja Romana Prevost, que se impôs o nome de Leão XIV".