Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja fotos das agens do papa Leão XIV pelo Brasil

Fotos da visita do novo papa ao Brasil, em 2008, circulam nas redes sociais da paróquia onde ele celebrou missa como padre agostiniano

8 mai 2025 - 19h47
(atualizado às 21h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O recém-eleito papa Leão XIV, antes de se tornar cardeal, visitou Campinas em 2008 como padre agostiniano, e registros dessa agem foram divulgados após sua escolha como líder da Igreja Católica.
Papa XIV já visitou o Brasil, em 2008
Papa XIV já visitou o Brasil, em 2008
Foto: Divulgação/Arquidiocese de Campinas

O recém-eleito papa Leão XIV, anunciado nesta quinta-feira, dia 8, como o novo líder da Igreja Católica, já pisou em solo brasileiro. Antes de se tornar cardeal, o então padre Robert Francis Prevost esteve no Brasil por, ao menos, três vezes.

Na primeira, em 2004, como padre geral dos Agostinianos, o religioso foi ao aniversário de 70 anos do Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte, cidade em que voltou em 2012. As imagens das visitas foram reveladas pelo perfil da instituição após a escolha do novo pontífice.

Ainda em 2012, o norte-americano celebrou uma missa na Paróquia São Carlos Borromeu, em São Paulo. O registro foi exibido pela igreja.

Em outra oportunidade, Prevost  ou por Campinas, no interior de São Paulo, em 2008, ainda exercendo a função de padre geral da Ordem de Santo Agostinho.

A visita, até então desconhecida de grande parte dos fiéis, voltou à tona graças a registros fotográficos publicados nas redes sociais da Paróquia Santo Antônio, no bairro Ponte Preta, onde ele celebrou uma missa.

As imagens mostram Prevost vestindo paramentos litúrgicos e participando da celebração de posse de um novo pároco. A Arquidiocese de Campinas confirmou a agem do atual pontífice pela cidade e compartilhou as fotos com fiéis.

O novo papa

A escolha do novo papa foi sinalizada ao mundo na manhã desta quinta, quando a tradicional fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, seguida pelo soar dos sinos. Os 133 cardeais reunidos em conclave elegeram Prevost como sucessor de Francisco. Na sacada da Basílica de São Pedro, ele apareceu pela primeira vez como pontífice e anunciou o nome escolhido: Leão XIV.

O novo papa é o primeiro agostiniano a assumir o comando da Igreja. Natural dos Estados Unidos, Prevost ingressou cedo na vida religiosa e, aos 30 anos, foi enviado como missionário ao Peru. A Ordem de Santo Agostinho, à qual pertence, valoriza a vida em comunidade, o pensamento crítico e a atuação social, características presentes na trajetória do novo pontífice, que trabalhou com educação e promoção humana ao longo de décadas.

Fundada no século XI, a ordem agostiniana é conhecida por unir a vida religiosa com engajamento comunitário, o que a aproxima de outras ordens medicantes como os franciscanos e dominicanos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade