A hora do dia em que comemos é fundamental para a nossa saúde, segundo a ciência 2835t
Consumir muitas calorias em horários muito tardios pode trazer consequências sérias a longo prazo 2f328
A ideia popular de que jantar cedo faz bem à saúde vem ganhando cada vez mais respaldo científico. Um novo estudo conduzido pela Universitat Oberta de Catalunya (UOC), em parceria com a Columbia University, confirma essa percepção: consumir mais de 45% das calorias do dia após as cinco da tarde está associado a efeitos negativos no organismo. 5y575k
A pesquisa, publicada na revista Nature e liderada pela doutora e pesquisadora pós-doutoral Diana Díaz Rizzolo, professora na área de Ciências da Saúde da UOC, mostra que fazer refeições pesadas no fim da tarde — especialmente à medida que a noite se aproxima — altera os níveis de glicose no sangue. E as consequências podem ser graves, mesmo em pessoas saudáveis e com peso aparentemente dentro do ideal.
Os hábitos alimentares dos espanhóis, especialmente os horários tardios de almoço e jantar, têm sido alvo de preocupação entre especialistas em saúde. O foco está não só na qualidade das escolhas alimentares feitas quando a fome se junta ao cansaço do fim do dia, mas também — e principalmente — no próprio horário em que essas refeições são feitas. Esse novo estudo reforça que o problema vai além da dieta: é o relógio biológico que está sendo desrespeitado.
...
Veja também
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Diabetes tipo 2: o que é, sintomas, tratamentos e se tem cura
Pré-diabetes: o que é, sintomas, tratamentos e se tem cura
O que acontece quando você corta o açúcar refinado da alimentação