Adeus, veranico: frente fria derruba temperaturas nas próximas semanas 6p191c
No Nordeste, a previsão é de pancadas fortes mais localizadas, no norte do Maranhão. Também deve chover forte na região Norte, especialmente no Pará 671jf
O Brasil se prepara para enfrentar uma frente fria prevista para atingir o país nas próximas semanas. Segundo meteorologistas, a chegada de uma massa de ar polar promete trazer temperaturas baixas, afetando diversas regiões. Portanto, este fenômeno climático deve impactar desde o Sul até o Norte do país. Há potencial para recordes de temperatura. 724k5b
O ar frio que se aproxima é resultado de uma frente fria que rompeu um bloqueio atmosférico, permitindo que as temperaturas caíssem. A expectativa é que o frio comece a se intensificar a partir do final de maio, com um segundo pulso de ar polar reforçando a queda de temperatura no início de junho.
O que esperar da frente fria? t32e
No Sul, as temperaturas podem cair abaixo de zero, mesmo fora das regiões serranas. Este fenômeno pode resultar em geadas amplas e até mesmo neve, dependendo das condições atmosféricas.
No Sudeste e Centro-Oeste, a expectativa é de que as temperaturas mínimas fiquem abaixo dos 10°C em algumas áreas. Assim, a friagem, fenômeno caracterizado por uma queda acentuada de temperatura, pode atingir partes do Norte, como Rondônia e Acre, devido à trajetória continental da massa de ar frio.
Porém, além das baixas temperaturas, a previsão inclui a possibilidade de geadas e até neve em algumas áreas do Sul. Por isso, as condições meteorológicas indicam que o frio pode ser mais intenso e prolongado do que o habitual, o que pode resultar em recordes de baixas temperaturas em várias regiões.
Os meteorologistas ainda estão monitorando a evolução da frente fria, e as previsões podem sofrer ajustes à medida que novas informações se tornam disponíveis. No entanto, a expectativa é de que o frio comece a se intensificar no final de maio, com um segundo pulso de ar polar reforçando a queda de temperatura no início de junho.
Fim de semana 4a4u4s
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, ouvido pelo site G1, afirma que a atual frente fria no Sudeste foi responsável por romper o bloqueio atmosférico que manteve as temperaturas mais elevadas. Por isso, nos próximos dias, o ar frio deve ganhar um pouco mais de força.
Primeira grande onda de frio 2025 à vista
Chegada de ar polar muito intenso vem sendo confirmada há vários dias para a virada de maio para junho. O ar gelado poderá avançar sobre o Brasil. Queda de neve não pode ser descartada.https://t.co/MPDe0EIGvs pic.twitter.com/2r7fjgJFkr
— CLIMATEMPO (@climatempo) May 22, 2025