Italo Ferreira perde liderança da WSL para Jordy Smith 1w57
Jordy Smith volta ao topo do ranking pela primeira vez desde 2017 e vive grande fase na carreira aos 37 anos de idade. 3o396n
O quarto dia de baterias em Margaret River trouxe uma notícia nada agradável a Italo Ferreira. O surfista brasileiro, que já havia sido eliminado da sétima etapa da WSL no round de 32, viu seu posto de líder do ranking ser superado. O sul-africano Jordy Smith venceu o havaiano Imaikalani deVault nas quartas de final e assumiu a lycra amarela. Ele vai vesti-la pela primeira vez desde 2017. A vantagem de pontos ainda pode aumentar, já que o veterano volta a surfar nesta segunda-feira (26) contra Crosby Colapinto. 42c2r
A temporada de Jordy Smith tem sido bastante constante. Apesar de um resultado ruim na abertura da temporada da WSL em Pipeline, o sul-africano recuperou-se em grande nível. A eliminação no round de 32 no Havaí parece ser um ponto fora da curva, já que o atleta de 37 anos vem de título em El Salvador e mais duas quartas de final na sequência da campanha. Caso vença a etapa na Austrália, Smith vai abrir uma diferença de cerca de 4 mil pontos sobre Italo Ferreira.
A vitória de Jordy, por outro lado, ajudou outro atleta da Brazilian Storm. A eliminação de deVault confirmou Alejo Muniz na segunda metade do calendário e a classificação do brasileiro para o Championship Tour de 2026. Alejo está garantido na etapa de Trestles, que começa no dia 9 de junho.
A agem de Italo Ferreira pela Austrália foi terrível. O potiguar liderava o ranking com larga vantagem, mas teve uma drástica queda de desempenho e foi eliminado em três rounds de 32 consecutivos. Sem chegar nas oitavas de final de nenhuma etapa na Oceania, viu os rivais encostarem na liderança e Jordy Smith ultraar a posição. A partir deste momento, o calendário é consideravelmente mais favorável para o brasileiro do que para o sul-africano, ao se analisar o estilo de onda das próximas etapas.
A chamada para o Finals Day em Margaret River está marcada para esta segunda-feira (26), às 20h30 (Brasília). Restam as baterias de semifinais e disputa de título de ambas as categorias.