WSL: Punta Roca se disfarça de Jeffreys Bay e sul-africanos dominam etapa 4pc4m
Jordy Smith e Matthew McGilivray deram show de surfe em El Salvador com uma final 100% sul-africana. 5z1i26
A etapa da WSL em Punta Roca, El Salvador, chegou ao fim neste sábado (12) com o título de Jordy Smith. O sul-africano derrotou o compatriota Matthew McGillivray na decisão de uma etapa que, em certos momentos, lembrou a icônica Jeffreys Bay, na África do Sul. Ondas grandes e cumpridas fizeram parte do cenário do evento, que também causou bastante tensão entre os organizadores por conta da falta de ondulação e muitos dias off. 1x5y1o
Quando apareceram, as séries chegaram na casa dos 8 pés, com um estilo muito conhecido por quem vem de J-Bay, como é o caso de McGillivray, ou para quem está acostumado a treinar no pico, grupo no qual Smith faz parte. Assim, por mais que não fosse a previsão dos especialistas, o embate que decidiu o título na América Central foi condizente com o que o mar apresentou.
A evidente semelhança entre Jeffreys Bay e Punta Roca impressionou até mesmo a WSL. Em postagem nas redes sociais feita na sexta-feira (11), chamando o público para assistir a consagração final da quarta etapa do CT, a liga destacou o fato e colocou Jordy e Matthew na arte, com a frase "África do Sul no dia das finais", em tradução livre.
A campanha de McGillivray até o vice-campeonato teve um aspecto curioso. O surfista eliminou os irmãos Griffin e Crosby Colapinto, na terceira fase e semifinal, respectivamente. Entre estes dois compromissos, Matthew ou pelo francês Marco Mignot nas oitavas e pelo brasileiro Yago Dora nas quartas. No round de abertura, enfrentou dois californianos, superando Cole Houshmand e ficando atrás do próprio Griffin.
A trajetória de Smith em El Salvador foi brilhante. Depois de liderar a bateria de estreia, eliminou Deivid Silva na terceira fase e Leonardo Fioravanti nas oitavas. Nas quartas, ou por cima do líder Italo Ferreira até se garantir na reta decisiva. O último dia teve massacre contra Cole Houshmand e também forte domínio diante de McGillivray. Desde a classificação no round de 16, Jordy conquistou pelo menos uma nota no critério excelente, ou seja, acima dos 8 pontos, em todas as baterias até a final.
Depois do ótimo momento em Punta Roca, os sul-africanos - e todos os surfistas - se preparam para disputar a quinta etapa do CT da WSL em Bells Beach. O pico australiano é ainda mais parecido com Jeffreys Bay, e não seria surpresa nenhuma se Jordy Smith e Matthew McGillivray conquistassem mais um bom resultado. O veterano já foi campeão em Bells, e a nova sensação da África do Sul vem de uma semifinal em 2024 e um quinto lugar em 2023 no icônico evento da Oceania.